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dc.creatorZeni, Eleandro Luis
dc.date.accessioned2022-12-01T19:42:29Z
dc.date.available2022-12-01T19:42:29Z
dc.date.issued2012-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27199
dc.description.abstractThe dialectic discussion developed in Theaetetus aims to find the only definition of knowledge to which determines all wisdom. Through maieutics, the method of bringing to earth the knowledge grown in the soul of a speaker, Socrates extracts from the young geometra Theaetetus three definitions for episteme which are not kept: (1) the episteme as a sensation (aisthesis); (2) the episteme as a true opinion (alethes doxa); and, (3) the episteme as a true opinion accompanied by rational explanation or logos (alethes doxa meta logou). We will reconstruct, in this dissertation, the structure of the three definitions of episteme. The objective is to investigate the Platonic argumentation in Theaetetus concerning the issues of knowledge and languages, more precisely, the meaning of logos – propositions in the process of knowledge. Theaetetus, the first piece to treat in an explicit way about the episteme, has influenced, in a more or less clear way, the investigations around the nature and the possibility of human knowledge. Language problems that emerged in Theaetetus, and in other closer dialogs, also persist in a more or less explicit way in the contemporary discussions around the possibility and the ways language describes the world. However, a possible questioning is if the platonic conception of knowledge is equal to the one from the philosophers of today. Contemporaneously, there are two groups of experts which diverge in the way of interpreting the issue of knowledge proposed in Theaetetus: one, which supposes that Plato had in mind something different from what, in our time, we call knowledge, assures that the platonic notion of episteme would be equal to knowledge of things through an immediate cognitive apprehension, a mental grasp; another, which tries to approximate Plato’s opinion to the contemporaries’ opinions, and supports that the knowledge to which Socrates refers to in Theaetetus is the knowledge about the truth of facts or propositional truth. This way, we aim in this dissertation, to do an approach of interpretative problems referent to knowledge and language which emerge in abundance in Theaetetus.eng
dc.description.sponsorshipPrograma de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, REUNI, Brasil.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectVerdadepor
dc.subjectOpiniãopor
dc.subjectJustificaçãopor
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectTrutheng
dc.subjectOpinioneng
dc.subjectJustificationeng
dc.titleConhecimento e linguagem: um estudo do Teeteto de Platãopor
dc.title.alternativeKnowledge and languages: a study of Plato’s Theaetetuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA discussão dialética desenvolvida no Teeteto tem por finalidade encontrar a única definição de conhecimento com a qual determinar todos os saberes. Por meio da maiêutica, o método de trazer à luz os conhecimentos velados na alma do interlocutor, Sócrates extrai do jovem geômetra Teeteto três definições de episteme que não são mantidas: (1) a episteme como sensação (aisthesis); (2) a episteme como opinião verdadeira (alethes doxa); e, (3) a episteme como opinião verdadeira acompanhada da explicação racional ou logos (alethes doxa meta logou). Reconstituiremos, nesta dissertação, a estrutura das três definições de episteme. O objetivo é investigar a argumentação platônica no Teeteto concernente à problemática do conhecimento e da linguagem, mais precisamente, o significado do logos-proposições no processo do conhecimento. O Teeteto, primeira obra a tratar de maneira explícita a questão da episteme, tem exercido influência de forma mais ou menos clara nas investigações acerca da natureza e possibilidade do conhecimento humano. Os problemas de linguagem que emergiram no Teeteto, e em outros diálogos próximos, persistem também de forma mais ou menos explícita nas discussões contemporâneas em torno da possibilidade e dos modos da linguagem descrever o mundo. No entanto, uma questão que podemos fazer é se a concepção platônica do conhecimento equivale à dos filósofos de nossos dias. Contemporaneamente, existem dois grupos de especialistas que divergem na forma de interpretar o problema do conhecimento proposto no Teeteto: um, que julga que Platão tinha em mente algo distinto daquilo que em nosso tempo chamamos conhecimento, afirma que a noção platônica de episteme equivaleria ao conhecimento de coisas através de uma apreensão cognitiva imediata, um mental grasp; outro, que tenta aproximar a opinião de Platão daquela dos contemporâneos, sustenta que o conhecimento ao qual Sócrates se refere no Teeteto é o conhecimento das verdades de fatos ou proposicional. Sendo assim, visamos, nesta dissertação, realizar uma abordagem dos problemas interpretativos referentes ao conhecimento e à linguagem que emergem em abundância no Teeteto.por
dc.contributor.advisor1Silva, Jose Lourenco Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133358460835506por
dc.contributor.referee1Williges, Flavio
dc.contributor.referee2Baracat Júnior, José Carlos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6261702770693642por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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