dc.creator | Zeni, Eleandro Luis | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T19:42:29Z | |
dc.date.available | 2022-12-01T19:42:29Z | |
dc.date.issued | 2012-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27199 | |
dc.description.abstract | The dialectic discussion developed in Theaetetus aims to find the only definition of
knowledge to which determines all wisdom. Through maieutics, the method of bringing to
earth the knowledge grown in the soul of a speaker, Socrates extracts from the young
geometra Theaetetus three definitions for episteme which are not kept: (1) the episteme as a
sensation (aisthesis); (2) the episteme as a true opinion (alethes doxa); and, (3) the episteme as
a true opinion accompanied by rational explanation or logos (alethes doxa meta logou). We
will reconstruct, in this dissertation, the structure of the three definitions of episteme. The
objective is to investigate the Platonic argumentation in Theaetetus concerning the issues of
knowledge and languages, more precisely, the meaning of logos – propositions in the process
of knowledge. Theaetetus, the first piece to treat in an explicit way about the episteme, has
influenced, in a more or less clear way, the investigations around the nature and the
possibility of human knowledge. Language problems that emerged in Theaetetus, and in other
closer dialogs, also persist in a more or less explicit way in the contemporary discussions
around the possibility and the ways language describes the world. However, a possible
questioning is if the platonic conception of knowledge is equal to the one from the
philosophers of today. Contemporaneously, there are two groups of experts which diverge in
the way of interpreting the issue of knowledge proposed in Theaetetus: one, which supposes
that Plato had in mind something different from what, in our time, we call knowledge, assures
that the platonic notion of episteme would be equal to knowledge of things through an
immediate cognitive apprehension, a mental grasp; another, which tries to approximate
Plato’s opinion to the contemporaries’ opinions, and supports that the knowledge to which
Socrates refers to in Theaetetus is the knowledge about the truth of facts or propositional
truth. This way, we aim in this dissertation, to do an approach of interpretative problems
referent to knowledge and language which emerge in abundance in Theaetetus. | eng |
dc.description.sponsorship | Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, REUNI, Brasil. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Percepção | por |
dc.subject | Verdade | por |
dc.subject | Opinião | por |
dc.subject | Justificação | por |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Perception | eng |
dc.subject | Truth | eng |
dc.subject | Opinion | eng |
dc.subject | Justification | eng |
dc.title | Conhecimento e linguagem: um estudo do Teeteto de Platão | por |
dc.title.alternative | Knowledge and languages: a study of Plato’s Theaetetus | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A discussão dialética desenvolvida no Teeteto tem por finalidade encontrar a única definição
de conhecimento com a qual determinar todos os saberes. Por meio da maiêutica, o método de
trazer à luz os conhecimentos velados na alma do interlocutor, Sócrates extrai do jovem
geômetra Teeteto três definições de episteme que não são mantidas: (1) a episteme como
sensação (aisthesis); (2) a episteme como opinião verdadeira (alethes doxa); e, (3) a episteme
como opinião verdadeira acompanhada da explicação racional ou logos (alethes doxa meta
logou). Reconstituiremos, nesta dissertação, a estrutura das três definições de episteme. O
objetivo é investigar a argumentação platônica no Teeteto concernente à problemática do
conhecimento e da linguagem, mais precisamente, o significado do logos-proposições no
processo do conhecimento. O Teeteto, primeira obra a tratar de maneira explícita a questão da
episteme, tem exercido influência de forma mais ou menos clara nas investigações acerca da
natureza e possibilidade do conhecimento humano. Os problemas de linguagem que emergiram no
Teeteto, e em outros diálogos próximos, persistem também de forma mais ou menos explícita nas
discussões contemporâneas em torno da possibilidade e dos modos da linguagem descrever o
mundo. No entanto, uma questão que podemos fazer é se a concepção platônica do conhecimento
equivale à dos filósofos de nossos dias. Contemporaneamente, existem dois grupos de
especialistas que divergem na forma de interpretar o problema do conhecimento proposto no
Teeteto: um, que julga que Platão tinha em mente algo distinto daquilo que em nosso tempo
chamamos conhecimento, afirma que a noção platônica de episteme equivaleria ao conhecimento
de coisas através de uma apreensão cognitiva imediata, um mental grasp; outro, que tenta
aproximar a opinião de Platão daquela dos contemporâneos, sustenta que o conhecimento ao qual
Sócrates se refere no Teeteto é o conhecimento das verdades de fatos ou proposicional. Sendo
assim, visamos, nesta dissertação, realizar uma abordagem dos problemas interpretativos
referentes ao conhecimento e à linguagem que emergem em abundância no Teeteto. | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jose Lourenco Pereira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8133358460835506 | por |
dc.contributor.referee1 | Williges, Flavio | |
dc.contributor.referee2 | Baracat Júnior, José Carlos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6261702770693642 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |