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dc.contributor.advisorMaia, Eduardo Lopes Cabral
dc.creatorCorrêa, Luiz Ubirajara Lemos
dc.date.accessioned2022-12-02T13:03:47Z
dc.date.available2022-12-02T13:03:47Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.date.submitted2021-02-04
dc.identifier.citationLemos Corrêa, L. U. Festa dos ciganos: ritual do fogo, do pão e do vinho no T.E.U.A. Ogum das Matas e Mãe Iansã. 2021. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2021por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27213
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso(graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2021por
dc.description.abstractThe object of our research is in the area of the sociology of religion, and we direct our focus to the study of African religions prevalent in Rio Grande do Sul, among which we can highlight: the batuque, umbanda and kimbanda. The latter is directly connected to the specific object of our research, however, it is necessary to point out that, although Quimbanda emerged in the 1970s as an autonomous religion and detached from Umbanda, in most cases it does not manifest itself in this way. Predominantly, Quimbanda appears linked to Umbanda, mainly to the cross line, when it manifests itself as an external rite dedicated to the expansion and development of the line of exus and street people, this being the case of the one we are researching. Quimbanda for having a utilitarian nature, which is aimed at solving all kinds of problems, has gained a lot of popularity. We found several houses of religion that work with the three strands of African religiosity prevalent in RS, among these we chose to research one that brings together: the Temple of Umbanda Studies and Afro Ogum das Matas and Mãe Iansã, which develops the Umbanda Cruzada and Quimbanda; as well as, completing the religions worked in this terreira, there is also a batuque ilê, called Ilê Oba Ogun Adiolá and Yemanjá Bomi. This dissertation deals with the feast of the gypsies that took place in this house of religion on May 24, 2019, the day dedicated to Saint Sara Kali. The line of the gypsies is manifested in the kimbanda of this religious complex, therefore, it is a party where entities of the gypsy people and the people of the street manifest themselves together.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia da religiãopor
dc.subjectBatuquepor
dc.subjectUmbandapor
dc.subjectQuimbandapor
dc.subjectSanta Sara Kalipor
dc.subjectCiganospor
dc.subjectOgumpor
dc.subjectIansãpor
dc.subjectSociology of religioneng
dc.subjectumbandaeng
dc.subjectQuimbandaeng
dc.subjectGypsieseng
dc.titleFesta dos ciganos nos: ritual do fogo, do pão e do vinho no T.E.U.A. Ogum das Matas e Mãe Iansãpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maris, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO objeto da nossa pesquisa se insere na área da sociologia da religião, sendo que, direcionamos nosso foco para o estudo das religiões de matriz africana predominantes no Rio Grande do Sul, entre as quais podemos salientar: o batuque, a umbanda e a quimbanda. Esta última está diretamente conectada ao objeto específico da nossa pesquisa, contudo, é necessário salientar que, apesar da quimbanda ter surgido na década de 1970 como uma religião autônoma e desvinculada da umbanda, na maioria dos casos ela não se manifesta dessa forma. Predominantemente, a quimbanda aparece vinculada à umbanda, principalmente à linha cruzada, quando se manifesta como um rito externo dedicado à expansão e ao desenvolvimento da linha dos exus e do povo da rua, sendo este o caso daquela que estamos pesquisando. A quimbanda por ter uma natureza utilitarista, que está voltada para a solução de todos os tipos de problemas, ganhou muita popularidade. Encontramos diversas casas de religião que trabalham com as três vertentes de religiosidade africana predominantes no RS, entre essas escolhemos para pesquisar uma que congrega: o Templo de Estudos Umbandistas e Afro Ogum das Matas e Mãe Iansã, o qual desenvolve a umbanda cruzada e a quimbanda; bem como, completando as religiões trabalhadas nesta terreira, também há um ilê de batuque, denominado Ilê Oba Ogun Adiolá e Yemanjá Bomi. Esta dissertação trata da festa dos ciganos que ocorreu nesta casa de religião em 24 de maio de 2019, dia consagrado à santa Sara Kali. A linha dos ciganos se manifesta na quimbanda deste complexo religioso, logo, se trata de uma festa onde entidades do povo cigano e do povo da rua se manifestam conjuntamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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