dc.contributor.advisor | Correa, Aruna Noal | |
dc.creator | Bertagnolli, Marcia Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T13:04:07Z | |
dc.date.available | 2022-12-02T13:04:07Z | |
dc.date.issued | 2018-11-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27215 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Aprendizagens e desenvolvimento | por |
dc.subject | Ensino Fundamental de Nove Anos | por |
dc.title | Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da
criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino
fundamental sem causar rupturas que possam comprometer o seu desenvolvimento,
privilegiando o brincar – a criança e o tempo de infância. Compreendemos que o brincar é
uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o
desenvolvimento das funções psicológicas e da personalidade infantil. Além da interação, a
brincadeira é fundamental para desenvolver as capacidades como memória, linguagem,
atenção, percepção, criatividade, imaginação e habilidade para melhor desenvolver a
aprendizagem. Considerando a relevância do brincar, surge a questão: Como o brincar
pode ser inserido no cotidiano do primeiro ano, caracterizado como contexto de transição
entre a educação infantil e os anos iniciais, a partir da 11.274 (BRASIL, 2006)? Para a
realização dessa pesquisa sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
de nove anos, foram realizadas observações participativas numa turma de primeiro ano do
ensino fundamental, buscamos embasamento em estudos de autores que fundamentam
sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil e analisamos documentos
oficiais que dão suporte a importância do brincar no ensino fundamental de nove anos.
Nossa expectativa é que esta pesquisa norteie as práticas pedagógicas e as discussões
acadêmicas sobre desafios presentes nos processos educativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |