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dc.contributor.advisorCorrea, Aruna Noal
dc.creatorBertagnolli, Marcia Medianeira
dc.date.accessioned2022-12-02T13:04:07Z
dc.date.available2022-12-02T13:04:07Z
dc.date.issued2018-11-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27215
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectAprendizagens e desenvolvimentopor
dc.subjectEnsino Fundamental de Nove Anospor
dc.titleReflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino fundamental sem causar rupturas que possam comprometer o seu desenvolvimento, privilegiando o brincar – a criança e o tempo de infância. Compreendemos que o brincar é uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o desenvolvimento das funções psicológicas e da personalidade infantil. Além da interação, a brincadeira é fundamental para desenvolver as capacidades como memória, linguagem, atenção, percepção, criatividade, imaginação e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Considerando a relevância do brincar, surge a questão: Como o brincar pode ser inserido no cotidiano do primeiro ano, caracterizado como contexto de transição entre a educação infantil e os anos iniciais, a partir da 11.274 (BRASIL, 2006)? Para a realização dessa pesquisa sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos, foram realizadas observações participativas numa turma de primeiro ano do ensino fundamental, buscamos embasamento em estudos de autores que fundamentam sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil e analisamos documentos oficiais que dão suporte a importância do brincar no ensino fundamental de nove anos. Nossa expectativa é que esta pesquisa norteie as práticas pedagógicas e as discussões acadêmicas sobre desafios presentes nos processos educativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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