dc.description.resumo | Pensar o fazer pedagógico tem um papel fundamental nas ações pedagógicas do professor e no
cenário de aprendizagem onde está inserido. Dessa forma, traçou-se como objetivo investigar a
ação pedagógica dos professores da educação infantil e a sua repercussão no processo de
aprendizagem humana. O pensar proporciona vislumbrar uma alternativa para dimensionar as
implicações pedagógicas no exercício da atividade da docência. A partir disso, elaborei o
problema da investigação: “por que é relevante no exercício da docência, o educador saber
pensar o seu fazer pedagógico? Para a construção desta pesquisa, foi necessária a realização de
entrevistas com três professoras da Educação Infantil, além de uma vasta pesquisa teórica.
Desse modo, optei pela pesquisa qualitativa, a fim de interpretar fatos oferecidos à análise,
permitindo uma pesquisa hermenêutica. Esta pesquisa permitiu investigar caminhos que me
levam a aprofundar o conhecimento sobre as ações pedagógicas oferecidas pelo saber pensar o
fazer pedagógico. Saber pensar é o entender a criança para construir elementos que fazem parte
da vida dela. Concluo a partir desta pesquisa empírica, que saber pensar na perspectiva do saber
pedagógico tem apelos filosóficos, psicológicos, sociais, morais, éticos, estéticos, afetivos,
lúdicos, da comunicação humana, da sensibilidade humana, e enfim os apelos gerados pelo
mundo da criança. Saber pensar é criar um estilo de vida, dentre inúmeras outras possibilidades
no campo educacional e humano. | por |