dc.contributor.advisor | Silveira, Paulo Ricardo Tavares da | |
dc.creator | Silveira, Letícia Silveira da | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T16:50:11Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T16:50:11Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27255 | |
dc.description.abstract | This work of course completion presents reflections on Education, Early Childhood
Education and Gender. It is the result of a qualitative research. The research was
carried out in the form of a semi-structured interview. Six teachers from a Municipal
School of Santa Maria were interviewed. The main objective of the research was to
understand how gender issues in the school environment are mediated with the
children of Early Childhood Education. In this sense, among the six teachers
interviewed, five mentioned that their conceptions about the word gender suggest a
biological issue. In this way, with the analysis of interview data, we can conclude that
the interviewed teachers have conceptual confusion about gender issues and that
they are in a process of building knowledge on this subject. However, teachers
develop mediations with their children when issues of gender arise in their daily lives.
These mediations are carried out through dialogue aimed at deconstructing the
stereotypes that society creates regarding situations involving gender issues. One of
the teachers interviewed mentioned that she uses situations regarding colors, dolls
and toys, because these are situations and objects of their daily lives. And through
the children she mediates so that they deconstruct these stereotypes. We can
conclude with this reflection the need for mediation by the teachers when there are
manifestations of stereotypes about gender issues. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.title | Gênero na Educação Infantil: mediações docentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre Educação, Educação
Infantil e Gênero. É fruto de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada em
forma de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas seis professoras de uma
escola Municipal de Santa Maria. A pesquisa possuía como objetivo geral
compreender como são mediadas com as crianças da Educação Infantil as questões
de gênero no ambiente escolar. Neste sentido, das seis entrevistadas, cinco
mencionaram que suas concepções a respeito da palavra gênero lhes sugerem uma
questão biológica. Desta maneira, com as análises dos dados das entrevistas
podemos concluir que as professoras entrevistadas possuem em confusão
conceitual a respeito das questões de gênero e que as mesmas estão em um
processo de construção de conhecimento sobre esta temática, mas mesmo assim as
professoras desenvolvem mediações com suas crianças quando surgem questões
de gênero nos seus cotidianos. Essas mediações são realizadas através de diálogo
que visam desconstruir os estereótipos que a sociedade cria a respeito das
situações que envolvem questões de gênero. Uma das entrevistadas mencionou
que usa as situações a respeito das cores, bonecas e brinquedos, pois são
situações e objetos do cotidiano deles. E através deles ela media para que eles
desconstruam os estereótipos construídos. Podemos concluir com a reflexão da
necessidade da mediação por parte das professoras quando surgem manifestações
de estereótipos a respeito das questões de gênero. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |