Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Ricardo Tavares da
dc.creatorSilveira, Letícia Silveira da
dc.date.accessioned2022-12-06T16:50:11Z
dc.date.available2022-12-06T16:50:11Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27255
dc.description.abstractThis work of course completion presents reflections on Education, Early Childhood Education and Gender. It is the result of a qualitative research. The research was carried out in the form of a semi-structured interview. Six teachers from a Municipal School of Santa Maria were interviewed. The main objective of the research was to understand how gender issues in the school environment are mediated with the children of Early Childhood Education. In this sense, among the six teachers interviewed, five mentioned that their conceptions about the word gender suggest a biological issue. In this way, with the analysis of interview data, we can conclude that the interviewed teachers have conceptual confusion about gender issues and that they are in a process of building knowledge on this subject. However, teachers develop mediations with their children when issues of gender arise in their daily lives. These mediations are carried out through dialogue aimed at deconstructing the stereotypes that society creates regarding situations involving gender issues. One of the teachers interviewed mentioned that she uses situations regarding colors, dolls and toys, because these are situations and objects of their daily lives. And through the children she mediates so that they deconstruct these stereotypes. We can conclude with this reflection the need for mediation by the teachers when there are manifestations of stereotypes about gender issues.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.titleGênero na Educação Infantil: mediações docentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre Educação, Educação Infantil e Gênero. É fruto de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada em forma de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas seis professoras de uma escola Municipal de Santa Maria. A pesquisa possuía como objetivo geral compreender como são mediadas com as crianças da Educação Infantil as questões de gênero no ambiente escolar. Neste sentido, das seis entrevistadas, cinco mencionaram que suas concepções a respeito da palavra gênero lhes sugerem uma questão biológica. Desta maneira, com as análises dos dados das entrevistas podemos concluir que as professoras entrevistadas possuem em confusão conceitual a respeito das questões de gênero e que as mesmas estão em um processo de construção de conhecimento sobre esta temática, mas mesmo assim as professoras desenvolvem mediações com suas crianças quando surgem questões de gênero nos seus cotidianos. Essas mediações são realizadas através de diálogo que visam desconstruir os estereótipos que a sociedade cria a respeito das situações que envolvem questões de gênero. Uma das entrevistadas mencionou que usa as situações a respeito das cores, bonecas e brinquedos, pois são situações e objetos do cotidiano deles. E através deles ela media para que eles desconstruam os estereótipos construídos. Podemos concluir com a reflexão da necessidade da mediação por parte das professoras quando surgem manifestações de estereótipos a respeito das questões de gênero.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto