A importância do papel do pedagogo na construção da infância na atualidade
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do pedagogo na construção e na
formação da infância de crianças do atual século XXI, discutindo a formação do
pedagogo na atualidade. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de caráter
qualitativa, desenvolvida pelo método de abordagem dialética, partindo da análise de
levantamentos bibliográficos estudados ao longo do curso de Pedagogia e livros
retirados na biblioteca da instituição para a elaboração do referencial teórico. Para
assim atingir os objetivos de discutir sobre a formação do pedagogo na atualidade,
refletir sobre o papel do pedagogo e pensar sobre a concepção social construída
sobre a infância, afim de responder a questão qual é o papel do pedagogo na
construção da infância na atualidade? Onde trago a concepção que o pedagogo
deve ser um mediador, criador de desafios e experiências, tendo em mente sempre
o desenvolvimento da construção dos saberes de seus educandos, respeitando os
tempos e os espaços de cada educando. O estudo bibliográfico foi baseado nos
autores José Carlos Libâneo (2002), Maria Carmen Silveira Barbosa (2009), Isabel
Maria Sabino de Farias (2011), Moysés Kuhlmann Jr (2015), Isabel Alarcão (2007),
entre outros autores, articulando seus pensamentos e reflexões com as legislações
apresentadas na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), Leis de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e no Ministério de Educação
(1930). Mostrando o que é o ser pedagógico, que se baseia no instigar, no dialogar,
no ser didático, no transformar, no saber ouvir e no saber intervir, ressaltando a
questão primordial de que o pedagogo não transmite conhecimento, e sim origina e
guia o caminho para o conhecimento e as trocas de saberes.
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