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dc.creatorBlans, Lisiane Sabala
dc.date.accessioned2022-12-07T13:46:18Z
dc.date.available2022-12-07T13:46:18Z
dc.date.issued2012-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27274
dc.description.abstractLying is a perennial theme of moral philosophy. Due to its frequent practice in the routine of people and institutions, and to its great impact, a philosophical reflection about lying acquires great importance. However, its exact function in the interpersonal and institutional relations, its characterization and legitimacy present themselves as a philosophical challenge, as non trivial philosophical issues. Since the origin of philosophy there were disagreeing opinions about the question of knowing if the act of lying is always acceptable, because, if being veracious does not require explanation, being mendacious does. If, on one hand, Augustine and Kant reject each and every type of lie, considering them as an immoral practice, Plato and Benjamin Constant accepted certain types of lie, since these lies are justified by the context. It means that, even those who show themselves as disposed to accept defined exceptions to the practice of being veracious looked for offering good reasons for the aforesaid exceptions. In the interior of Christian tradition, Augustine rejected each and every kind of lie, not accepting any justification for its practice. Was one of the first thinkers to get closer of a definition and to systematize the lie theme. He developed the lie theme in two treaties, one of them titled “On Lying” (De Mendacio, 395 D.C.), and the other “Against Lying” (Contra Mendacium, 420 D.C.). From such treaties it is proposed an analysis of the Augustinian characterization of lie. Augustine adopts as a starting point, the doubt and by the aid of a dialectic and rhetorical route conducts us to a wide ranging proposal about the theme. His work was composed with the hope of finding necessary and enough characteristics of an objective notion of lie, for beyond each and every probable denial. The Augustine analysis about lie will be enlightened, and, from this, practical cases will be explored in their different levels of complexity. Other thinkers who also use the theme and other issues related to the definition are examined, as the case of the double heart doctrine, as well as correlative themes as the moral luck, the case of silence eloquence, and the application of the fallacy of the slippery slope and the crash of faith in the lie theme.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMendacidadepor
dc.subjectVeracidadepor
dc.subjectAgostinhopor
dc.subjectDefiniçãopor
dc.subjectAto de falapor
dc.subjectMendacityeng
dc.subjectVeracityeng
dc.subjectAugustineeng
dc.subjectDefinitioneng
dc.subjectSpeech acteng
dc.titleA análise da mentira em Agostinhopor
dc.title.alternativeThe analysis of lying in Augustineeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA mentira é um tema perene de filosofia moral. Devido à sua prática frequente no cotidiano das pessoas e instituições, e o seu grande impacto, uma reflexão filosófica sobre a mentira adquire grande importância. Entretanto, sua exata função nas relações interpessoais e institucionais, sua caracterização e sua legitimidade apresentam-se como um desafio filosófico, como questões filosóficas não triviais. Desde os primórdios da filosofia houve opiniões discordantes sobre a questão de saber se mentir é sempre admissível, pois, se ser veraz não requer explicação, ser mendaz o exige. Se, por um lado, Agostinho e Kant rejeitam todo e qualquer tipo de mentira, considerando-as como uma prática imoral, Platão e Benjamin Constant aceitaram certos tipos de mentira, desde que justificadas pelo contexto. Isto significa dizer que, mesmo aqueles que se mostraram dispostos a aceitar determinadas exceções à prática de ser veraz, procuraram oferecer boas razões para as referidas exceções. No interior da tradição cristã, Agostinho rejeitou todo e qualquer tipo de mentira, não aceitando nenhuma justificativa para a sua prática. Foi um dos primeiros pensadores a se aproximar de uma definição e sistematizar o tema da mentira. Ele desenvolveu o tema da mentira em dois tratados, um deles intitulado “Sobre a Mentira” (De Mendacio, 395 D.C.), e o outro “Contra a Mentira” (Contra Mendacium, 420 D.C.). A partir de tais tratados propõe-se uma análise da caracterização agostiniana da mentira. Agostinho adota como ponto de partida, a dúvida e mediante um percurso dialético e retórico nos conduz a uma proposta abrangente sobre o tema. Sua obra foi composta na esperança de encontrar características necessárias e suficientes de uma noção objetiva de mentira, para além de toda e qualquer provável refutação. Elucidar-se-á a análise de Agostinho sobre a mentira, e, a partir disso, explorar-seão casos práticos em seus diferentes graus de complexidade. Examinam-se outros pensadores que também se ocuparam do tema e demais questões relacionadas à definição, como é o caso da doutrina do duplo coração, bem como temas correlatos como a sorte moral, o caso da eloquência do silêncio, e a aplicação da falácia da ladeira escorregadia e da quebra de confiança ao tema da mentira.por
dc.contributor.advisor1Sautter, Frank Thomas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2804652028967760por
dc.contributor.referee1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee2Corá, Élsio José
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596443927960590por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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