Mostrar registro simples

dc.creatorBessa, Luiza Gomes dos Santos
dc.date.accessioned2022-12-16T14:23:11Z
dc.date.available2022-12-16T14:23:11Z
dc.date.issued2022-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27377
dc.description.abstractThis dissertation aims to present reflections on how children's literary narratives can be an impulse to imagine values that corroborate a more welcoming social coexistence. In the wake of this reflection, it will be possible to perceive that literary texts have the potential to sensitize, problematize, question and trigger discussions, allowing children to see extrafictional behaviors and to transfer the knowledge obtained through narratives to everyday situations. The dissertation is divided into six parts, the first and second sections aim to expose how the social and cultural context is fragmented, dynamic and plural, how children who emerge from this context are affected by this fragmentation in the construction of their own identity and how the education process is vital in rising awareness to live with diversity and differences in contemporary times. The third section will discuss the topic of living with ethnic-cultural diversity, in which four works of children's literature will be analyzed, focusing on black and indigenous characters. The literary analysis discusses the following works: Menina bonita do laço de fita by Ana Maria Machado (2011a), O cabelo de Lelê by Valéria Belém (2012), Abaré by Graça Lima (2009) and Menino Poti by Ana Maria Machado (2011b). The fourth part is focused on the dynamics of values on the axis of bodily differences, discussing Ninguém é igual a Ninguém by Regina Otero e Regina (1994), Deixa eu te contar menino, Deixa eu te contar menina by Thaís Vilarinho (2019), Uma formiga especial by Márcia Honora (2008) and Um amigo diferente? by Claudia Werneck (1996). The fifth part focuses on the values of living with family diversity, since family represents a privileged space to glimpse essential values for living together. This section focuses on As famílias do mundinho by Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (2006), Cada um com seu jeito, cada jeito é de um by Lucimar Rosa Dias (2012), A Família do Marcelo by Ruth Rocha (2001) e Cada família é de um jeito by Aline Abreu (2006). Finally, the last chapter will discuss the relevance of values in the cultivation of feelings. To discuss this theme, following texts will be discussed: A ovelha rosa da dona Rosa by Donaldo Buchweitz (2019), O Amigo do Rei by Ruth ROCHA (2009), Inclusão No Coração: A fábula do grilinho e do vaga-lume by Pedro Paulo da Luz (2011) and A Menina e o pássaro encantado by Rubem Alves, (2020). The choice of these sixteen literary texts was based on the experience in the school environment, characterized by ethnic-cultural, social, corporal and family diversity, and aimed to seek texts written for children that could contemplate this diversity. The path followed was based on the belief that the fictional universe, in addition to its aesthetic character, can offer impulses to the child to imagine values such as respect, kindness, empathy, dialogue and acceptance, recognizing equal rights and cooperating to live with differences. Key theorists that will be revisited to support the discussions are Fanny Abramovich (1997), Nelly Novaes Coelho (2000), Gregorin Filho (2009a, 2009b), Silveira et al. (2012), Regina Zilberman (2003) and others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectConvivênciapor
dc.subjectChildren’s literatureeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectImaginationeng
dc.subjectCoexistenceeng
dc.titleNarrativas infantis e figurações da convivência: uma proposta de discussão e seleção de textospor
dc.title.alternativeChildren’s narratives and imagination of values: a proposal of discussion and text selectioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação visa trazer reflexões sobre como narrativas literárias infantis podem ser um impulso para se imaginar valores que corroborem com a convivência social mais acolhedora. Na esteira desse trabalho de reflexão será possível perceber que os textos literários têm potenciais de sensibilizar, problematizar, questionar e desencadear discussões, possibilitando à criança enxergar comportamentos extraficcionais, transferindo os saberes obtidos por meio das narrativas a situações do cotidiano. A pesquisa está dividida em seis partes, sendo a primeira e segunda seção, encarregadas de expor como o contexto social está fragmentado, dinâmico e plural, como crianças que emergem desse contexto são afetadas na sua identidade e como o processo de formação é vital na sensibilização para conviver com a diversidade e as diferenças na contemporaneidade. A terceira seção discorrerá sobre o convívio com a diversidade étnico-cultural, com análise de obras infantis, com foco em personagens negras e indígenas. A análise literária discute as seguintes obras: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado (2011a), O cabelo de Lelê, de Valéria Belém (2012), Abaré, de Graça Lima (2009), e Menino Poti, de Ana Maria Machado (2011b). A quarta parte está focada na dinâmica de valores no eixo das diferenças corporais. Para tanto, são analisadas as seguintes obras: Ninguém é igual a Ninguém, de Regina Otero e Regina Rennó (1994), Deixa eu te contar menino, Deixa eu te contar menina, de Thaís Vilarinho (2019), Uma formiga especial, de Márcia Honora (2008), e Um amigo diferente?, de Claudia Werneck (1996). A quinta parte tem como foco os valores no convívio com a diversidade familiar, por ser a família espaço privilegiado para vislumbrar valores essenciais. As obras discutidas nessa seção são: As famílias do mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (2006), Cada um com seu jeito, cada jeito é de um, de Lucimar Rosa Dias (2012), A Família do Marcelo, de Ruth Rocha (2001), e Cada família é de um jeito, de Aline Abreu (2006). Por fim, o último capítulo discorre sobre a relevância dos valores no cultivo dos afetos. Para discorrer sobre essa temática, são discutidos os textos: A ovelha rosa da dona Rosa, de Donaldo Buchweitz (2019), O Amigo do Rei, de Ruth Rocha (2009), Inclusão no Coração: A fábula do grilinho e do vaga-lume, de Pedro Paulo da Luz (2011), e A Menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves, (2020). A escolha desses dezesseis textos literários se deu a partir da experiência no ambiente escolar, caracterizado por diversidade étnica, cultural, social, corporal e familiar, e teve como objetivo buscar textos direcionados ao público infantil que pudessem contemplar essa diversidade. O percurso trilhado se deu por acreditar que o universo ficcional, para além de seu caráter estético, pode oferecer impulsos à criança para imaginar valores como respeito, gentileza, empatia, diálogo e acolhimento, reconhecendo a igualdade de direitos e cooperando para a convivência com as diferenças. Teóricos basilares que serão revisitados para fundamentar as discussões são Fanny Abramovich (1997), Nelly Novaes Coelho (2000), Gregorin Filho (2009a, 2009b), Silveira et al. (2012), Regina Zilberman (2003) e outros.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Dionei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718781986349346por
dc.contributor.referee1Pinto, Aroldo Jose Abreu
dc.contributor.referee2Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7414964973462525por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International