Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrum, Ceres Karam
dc.creatorFrantz, Gabriela Najara Zonin
dc.date.accessioned2023-01-03T13:11:22Z
dc.date.available2023-01-03T13:11:22Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018-12-18
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27466
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAntropologia da criançapor
dc.subjectEtnografia com criançaspor
dc.subjectInterações da criançapor
dc.titleSer criança: um estudo etnográfico com crianças pequenas em espaço escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bacharelado.por
dc.description.resumoEste artigo é fruto de um estudo etnográfico que objetiva compreender a sociabilidade das crianças pequenas na escola através da perspectiva antropológica. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida na Escola de Educação Infantil Mickey House no Bairro Camobi em Santa Maria-RS, que acolhe crianças {a partir} dos 6 meses aos 6 anos. Por intermédio da etnografia horizontal, que busca entender o universo da criança a partir de sua própria concepção de mundo, o objetivo deste estudo foi compreender o universo simbólico da criança em interação na escola e assim, (re)conhecer o Ser Criança, como sujeito ativo. Neste sentido, apresento neste artigo um diálogo entre teóricos contemporâneos nos estudos da criança, especialmente, William Corsaro e a teoria da reprodução interpretativa, Bernard Lahire que desenvolve a sociologia da infância orientada para o indivíduo e Clarice Cohn com a perspectiva antropológica nos estudos da criança, e às percepções que afloraram do trabalho de campo na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto