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dc.contributor.advisorSandalowski, Mari Cleise
dc.creatorGaspary, Thaís de Lima
dc.date.accessioned2023-01-03T13:12:36Z
dc.date.available2023-01-03T13:12:36Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27468
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de CiÊncias Sociais Bacharelado, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectfinanciamento coletivopor
dc.subjectcrowdfundingpor
dc.subjectSociologia digitalpor
dc.titleEi, você aí, me dá um dinheirinho aí: um mapeamento do financiamento coletivo no Brasilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta um mapeamento das plataformas on-line de financiamento coletivo (crowdfunding) atualmente existentes no Brasil. Em termos metodológicos, primeiramente é apresentada uma revisão bibliográfica, visando contextualizar o fenômeno do financiamento coletivo através da internet, conceituando o termo crowdfunding, assim como apontando as classificações dos modelos de crowdfunding, a partir dos objetivos buscados pelo financiamento, em: reward based, donation based, lending based e equity based. Além disso, também são elencados os principais elementos que compõem as plataformas online de financiamento coletivo, e os modos de submissão de projetos. A segunda parte do trabalho, com viés empírico, traz um mapeamento das 22 plataformas on-line de crowdfunding em funcionamento hoje no Brasil, identificadas através de pesquisas na Internet, e classificadas conforme o modelo de financiamento no qual se enquadram, assim como são apresentadas informações sobre essas plataformas como: data de criação, quantidade de projetos financiados, e montante de recursos financeiros mobilizados nos financiamentos. Concluiu-se que o principal problema das plataformas de crowdfunding no Brasil é a falta de transparência – em especial nos modelos reward based e donations based – já que muitas delas não disponibilizam dados relacionados aos financiadores, aos proponentes de projetos que buscam financiamento, e mesmo às informações que, à primeira vista, deveriam ser públicas, como quantidade de projetos bem-sucedidos e montante de recursos financeiros obtidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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