Mostrar registro simples

dc.creatorAngst, Carine Maria
dc.date.accessioned2023-01-03T13:45:50Z
dc.date.available2023-01-03T13:45:50Z
dc.date.issued2022-07-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27473
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze identity elements in the novel O caso Morel (1995), written by Rubem Fonseca. For this, at first, some important characteristics of the historical context in which the novel was written were traced, in addition to carrying out a reflection on the social configuration at the world level and in Brazil in that period. This discussion aimed to intertwine the context of production at the time with the fragmentation of the novel and to identify possible dialogues with the period in which the text was produced. In a second moment, some considerations were made about postmodernism, a context in which the novel was produced and received by the public and critics. Thus, the theories of Jameson (1997), Lyotard (2009), Hutcheon (1991), Rouanet (1987), Bauman (2005) and Hall (2006) were chosen because it is considered that their research on postmodernity and identity converge with the fragmentary structure of the novel under study. In a third moment, the fragmentary composition of the narrators was analyzed through the narrative levels that are interspersed in the text, followed by the analysis of the social and intimate ties established, mainly, by the narrator-character of the novel. Then, it was explored how space and time are used in the narrative by the protagonists to establish links with their identity projects. Finally, it was observed how the form and structure of the novel dialogue and reinforce the fragmentation of the narrative voice, social ties, space and time through ruptures, lack of linearity, citations and generic hybridism of the narrative construction. Finally, the research portrays that the characters Morel, in the narrative foreground, and Vilela, in the narrative background, represent the provisionality and identity fragmentation of the postmodern man. The results show that the novel O caso Morel, by Rubem Fonseca deconstructs, reconstructs and then breaks with the very structure of the text, exposing that postmodern fiction aims to problematize the reference, which results in the weakening of meanings, in the fragmentation of poetics and in identity fragmentation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRomancepor
dc.subjectRubem Fonsecapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectFragmentaçãopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectNoveleng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectFragmentationeng
dc.subjectPostmodernityeng
dc.titleFragmentação identitária no romance “O caso Morel”, de Rubem Fonsecapor
dc.title.alternativeIdentity fragmentation in Rubem Fonseca’s novel “O caso Morel”eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar elementos de identidade no romance O caso Morel (1995), de Rubem Fonseca. Para isso, em um primeiro momento, traçaram-se algumas características importantes do contexto histórico em que o romance foi escrito, ademais de realizar uma reflexão quanto à configuração social em nível mundial e de Brasil nesse período. Tal discussão teve como objetivo entrelaçar o contexto de produção da época com a fragmentação do romance e identificar possíveis diálogos com o período em que o texto foi produzido. Em um segundo momento, teceram-se algumas considerações sobre o pósmodernismo, período em que o romance foi produzido e recebido pelo público e pela crítica. Assim, as teorias de Fredric Jameson (1997), Jean-François Lyotard (2009), Linda Hutcheon (1991), Sérgio Rouanet (1987), Zygmunt Bauman (2005) e Stuart Hall (2006) foram escolhidas por considerar-se que suas pesquisas sobre a pós-modernidade e identidade convergem com a estrutura fragmentária do romance em estudo. Em um terceiro momento, analisou-se a composição fragmentária dos narradores através dos planos narrativos que se intercalam no texto, seguida da análise dos laços sociais e íntimos estabelecidos, principalmente, pelo narrador-personagem do romance. Em seguida, explorou-se como os espaços e tempos são utilizados na narrativa pelos protagonistas para estabelecer elos com seus projetos identitários. Por último, observou-se como a forma e a estrutura do romance dialogam e reforçam a fragmentação da voz narrativa, dos laços sociais, do espaço e do tempo através de rupturas, falta de linearidade, citações e hibridismo genérico dos planos narrativos. Por fim, a pesquisa retrata que os personagens Morel, do primeiro plano narrativo, e Vilela, do segundo plano narrativo, representam a provisoriedade e fragmentação identitária do homem da pós-modernidade. Os resultados apontam que o romance O caso Morel, de Rubem Fonseca, desconstrói, reconstrói e depois rompe com a própria estrutura do texto, expondo que a ficção pós-moderna objetiva problematizar a referência, que resulta na fragilização de sentidos, na fragmentação da poética e na fragmentação identitária.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Dionei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718781986349346por
dc.contributor.referee1Calegari, Lizandro Carlos
dc.contributor.referee2Berned, Pablo Lemos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7558886778346721por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International