Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComissoli, Adriano
dc.creatorHusein, Vitória Miron
dc.date.accessioned2023-01-09T12:48:25Z
dc.date.available2023-01-09T12:48:25Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.date.submitted2022-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27521
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso História Licenciatura, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research aims to dissect some stereotypes in the representation of African-American people in American animations from the first half of the 20th century. The central issue of this work is to understand how these stereotypes dialogued with the segregation laws, also known as "Jim Crow Laws" that were in force in the United States from the end of the 19th century until after the first half of the 20th century. The time frame chosen (1932-1941) corresponds to the years in which the animations that will be analyzed are inserted. A database was created with some American animations from the beginning of the 20th century in which there were representations of African-American people. The selection of 3 of these animations was carried out to allow greater detail in the analysis and the criterion for choosing the animations was to choose precisely those that had the most screen time where black characters appeared. The selected animations were: “Trader Mickey” (1932), distributed by Disney; “Jungle Jitters” (1938), distributed by Warner Bros. and “Scrub me Mama With a Boogie Beat” (1941), distributed by Universal Pictures. Furthermore, in order to contextualize the work in a segregated society, some clippings from American periodicals were selected within the time frame in question (1932-1941), which will help us to better elucidate the period of racial segregation. The research aims to articulate racial stereotypes and segregation laws with studies carried out by black thinkers who reflect on the slave heritages in American society, so that we can unravel various recurring racist ideas. In addition, it is intended to understand the damage that these ideas caused and continue to cause to people of African descent, elucidating the role of cinema and major studios of the time in maintaining a racist ideology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstereótipos raciaispor
dc.subjectJim Crowpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectSegregação racialpor
dc.subjectRacial stereotypeseng
dc.subjectJim Croweng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectRacial segregationeng
dc.titleEstereótipos raciais nas animações estadunidenses e as Leis Jim Crow (1932-1941)por
dc.title.alternativeRacial stereotypes in american animations and the Jim Crow Laws (1931-1942)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciaturapor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva dissecar alguns estereótipos na representação de pessoas afro-americanas em animações estadunidenses da primeira metade do século XX. A questão central deste trabalho é entender como estes estereótipos dialogavam com as leis de segregação, também conhecidas como “Leis Jim Crow” que estiveram em vigência nos Estados Unidos desde fins do século XIX até depois da primeira metade do século XX. O recorte temporal escolhido (1932-1941) corresponde aos anos em que as animações que serão analisadas estão inseridas. Um banco de dados foi criado com algumas animações estadunidenses do início do século XX em que se verificava representações de pessoas afro-americanas. A seleção de 3 destas animações foi realizada para permitir uma minúcia maior na análise e o critério para eleição das animações foi escolher justamente as que tinham maior tempo de tela onde personagens negros aparecessem. As animações selecionadas foram: “Trader Mickey” (1932), distribuída pela Disney; “Jungle Jitters” (1938), distribuída pela Warner Bros e “Scrub me Mama With a Boogie Beat” (1941), distribuída pela Universal Pictures. Ademais, a fim de contextualizar o trabalho numa sociedade segregada, foram selecionados alguns recortes de periódicos estadunidenses dentro do recorte temporal em questão (1932-1941), que nos ajudarão a elucidar melhor o período de segregação racial. A pesquisa objetiva articular os estereótipos raciais e as leis de segregação com os estudos realizados por pensadores negros que refletem acerca das heranças escravistas na sociedade estadunidense, para assim podermos destrinchar diversas ideias recorrentes racistas. Ademais, pretende-se entender os danos que estas ideias causaram e seguem causando às pessoas afrodescendentes, elucidando o papel do cinema e de grandes estúdios da época na manutenção de uma ideologia racista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::CLASSES SOCIAIS E GRUPOS DE INTERESSEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto