Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
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Data
2022-10-25Primeiro coorientador
Maraschin, Mariglei Severo
Primeiro membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Segundo membro da banca
Lago, Siomara Cristina Broch
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão em
Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional Tecnológica - PPGEPT, e está vinculada ao projeto “Educação Especial
e Educação Profissional e Tecnológica – interlocuções possíveis”, do GEPEEDI -
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Deficiência Intelectual, e ao
grupo Transformação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. O objetivo geral é compreender a implementação das políticas de ações afirmativas, como elas contribuem para a permanência dos estudantes com deficiência, bem como analisar os fatores que influenciam na permanência ou evasão desses estudantes nos campi do Instituto Federal Farroupilha. Os objetivos específicos foram: identificar as políticas de ações afirmativas; analisar como essas políticas contribuem para a permanência dos estudantes com deficiência nos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado, e investigar os
fatores que influenciam na permanência e êxito dos estudantes com deficiência.
Pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, e o método se define
em exploratória e descritiva. Para a construção da revisão bibliográfica, valemo-nos
da pesquisa bibliográfica integrativa. A primeira etapa foi a análise dos trabalhos encontrados no Portal de Periódicos da CAPES via CAFe, e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como instrumentos de produção de dados
foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de Educação Especial, via Google Meet e, também, foram realizadas entrevistas com os estudantes
com deficiência, indicados pelos docentes. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de
Bardin (2016), e os resultados da pesquisa foram divididos em três categorias: as
políticas internas do IFFar, a permanência dos estudantes com deficiência, e o contexto de evasão dos estudantes com deficiência nos campi do IFFar. A partir da análise das políticas internas de inclusão de Pessoas com Deficiência - PcD e de permanência fica evidente que as mesmas se concretizam nas unidades estudadas. No
que se refere à acessibilidade, percebe-se um desafio do corpo docente para romper
as barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas. No que condiz à evasão dos
estudantes com deficiência, encontra-se na mesma proporção que os demais estudantes. A Instituição segue as Leis, normativas e decretos federais bem como possui regulamentos próprios que norteiam as Ações Inclusivas, contam também com o
Núcleo de Elaboração e Adaptação de Materiais Didático-Pedagógicos (Neama).
Conclui-se que a instituição é muito acolhedora, trabalha com muitas ações inclusivas para que os estudantes consigam ter êxito em seus estudos.
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