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dc.contributor.advisorGrzibowski, Silvestre
dc.creatorOliveira, Luiz Felipe de
dc.date.accessioned2023-01-10T17:26:22Z
dc.date.available2023-01-10T17:26:22Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022-08-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27549
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Bacharelado em Filosofia - noturno, RS, 2022.por
dc.description.abstractMichel Henry seeks a new phenomenological beginning for ontology from the translation of Being Heideggerian, entering a new and profound sense of the immanence of the ego. To do so, he states that the Heideggerian ontology starts from an indeterminate manifestation of the phenomenology of Being. The present study describes the general lines of this project and is divided into three parts. In the first part, we start with a succinct presentation of Husserl's phenomenology, describing its phenomenological bases, namely: the method of reduction and the description of the experiences of the intentionality of consciousness. With this we want Heidegger's ontology, which will be described from the second part of the study, from the method of existential analysis of Dasein. Still in the second part, we present Michel Henry's critique of the primacy of transcendence in Heidegger's analysis. The French author states that the Heideggerian beginning of Being, before beginning to appear of Being, begins with the appearance of beings in its transcendent horizon. Such a method, according to Henry, is based on a basic phenomenological indeterminacy, which does not reveal Being to us in its appearance, but in its manifestation in beings. In the third and final part, central to the present study, we present a phenomenological proposal by Henry to think about the foundation of ontology, from then on, of the appearing of Being. This presentation is exposed from Henry's reading of the Cartesian cogito, which reveals in his discovery the meaning of the Self's appearing; No need for mediation by the entity. The Being is shown in the Videor, an original feeling that the cogito experiences immediately. He, the Videor, is a radical experience of Being in the radical immanence of the ego, and only he will be able to give the possibility of the manifestation of transcendence. Doing so, the essence of conformity. The thesis we defend is that in Michel Henry's phenomenology, immanence is the essence of transcendence. It does this without the need for an entity and realizes the horizon of the sense of the phenomenalization of the phenomenality of the phenomenon.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImanênciapor
dc.subjectTranscendênciapor
dc.subjectMichel Henrypor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectImmanenceeng
dc.subjectTranscendenceeng
dc.subjectMichel Henryeng
dc.subjectHeideggerpor
dc.titleA imanência como fundamento da Transcendência: a questão do ser em Michel Henry e MartinN Heideggerpor
dc.title.alternativeImmanence as the foundation of transcendence: the question of being in the Michel Henry and Martin Heideggereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Filosofia - noturnopor
dc.description.resumoMichel Henry busca um novo começo fenomenológico para a ontologia a partir de inversão do Ser Heideggeriano, adentrando em um novo e profundo sentido da imanência do ego. Para tanto, afirma que a ontologia Heideggeriana parte de uma concepção indeterminada da manifestação fenomenológica do Ser. O presente estudo descreve as linhas gerais deste projeto e está dividido em três partes. Na primeira parte, partimos de uma apresentação sucinta da fenomenologia de Husserl, descrevendo suas bases fenomenológicas, quais sejam: o método de redução e a descrição dos vividos da intencionalidade da consciência. Com isso queremos adentrar a ontologia de Heidegger, que será descrita na segunda parte do estudo, a partir do método de análise existencial do Dasein. Ainda na segunda parte, apresentamos à crítica de Michel Henry ao primado da transcendência na analítica de Heidegger. O autor francês afirma que o começo Heideggeriano do Ser, antes de começar pelo aparecer do Ser, começa pelo aparecer do ente em seu horizonte transcendente. Tal método, de acordo com Henry, baseia-se em uma indeterminação fenomenológica de base, a qual não nos revela o Ser em seu aparecer, mas em sua manifestação no ente. Na terceira e última parte, central do presente estudo, apresentamos a proposta fenomenológica de Henry para pensar o fundamento da ontologia, a partir então, do aparecer do Ser. Essa apresentação está exposta a partir da leitura que Henry realiza do cogito Cartesiano, o qual revela em sua descoberta o sentido do auto aparecer do Ser; Sem necessidade da mediação do ente. O Ser se mostra no Videor, sentimento originário que o cogito experimenta de modo imediato. Ele, o Videor, é a experiência radical do Ser na imanência radical do ego, e só ele será capaz de doar a possibilidade da manifestação da transcendência. Cumprindo assim, a essência da manifestação. A tese que defendemos, é que na fenomenologia de Michel Henry, a imanência é a essência da transcendência. Ela doa-se sem necessidade de um ente e realiza o horizonte do sentido da fenomenalização da fenomenalidade do fenômeno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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