dc.creator | Oliveira, Cláudia Sirlene de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T19:52:08Z | |
dc.date.available | 2023-01-12T19:52:08Z | |
dc.date.issued | 2022-11-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27582 | |
dc.description.abstract | Biochemistry is a discipline with enormous potential for contextualization and
interdisciplinarity, however, it is seen as one of the most difficult disciplines and with
high failure rates among students. Therefore, it is important to adapt teaching strategies
to make Biochemistry classes more interesting, to assist the student in the construction of
knowledge. This dissertation is divided into two independent studies. In the first study,
investigative practical classes were carried out with students from the Biological Sciences
undergraduate course at the Federal University of Santa Maria. Students simulated the
synthesis of the hormone glucagon, from transcription to construction of the 3D model.
The students were motivated, stating that the construction of the protein model
contributed to the construction of knowledge about protein chemistry. In the second
study, classes were held with students from undergraduate courses in Biological Sciences
and Veterinary Medicine at the same university, on the mechanisms of enzyme inhibition.
The enzyme acetylcholinesterase from the head of cockroaches of the species Nauphoeta
cinerea was used. Students tested different factors that alter enzyme activity in vitro and
in vivo. Most of the students showed enthusiasm in working with animals in practical
classes, as well as an improvement in their knowledge of enzymology. Thus, in this
dissertation, it was possible to demonstrate that the use of investigative practical classes
is important for students to build solid knowledge about the contents of the Biochemistry
discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bioquímica | por |
dc.subject | Enzimas | por |
dc.subject | Baratas | por |
dc.subject | Modelo 3D | por |
dc.subject | Biochemistry | eng |
dc.subject | Enzymes | eng |
dc.subject | Cockroaches | eng |
dc.subject | 3D model | eng |
dc.title | Metodologias ativas para o ensino de estrutura proteica e enzimologia no ensino superior | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Bioquímica é uma disciplina com enorme potencial de contextualização e
interdisciplinaridade, porém, é vista como uma das disciplinas mais difíceis e com altos
índices de reprovação entre os estudantes. Por conseguinte, é importante adaptar as
estratégias de ensino de modo a tornar as aulas de Bioquímica atrativas, a fim de
auxiliar o estudante na construção do conhecimento. Essa dissertação está dividida em
dois estudos independentes. No primeiro estudo, aulas práticas investigativas foram
realizadas com alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa
Maria. Os estudantes simularam a síntese do hormônio glucagon, desde a transcrição até
a construção do modelo 3D. Os alunos ficaram motivados, afirmando que a construção
do modelo proteico contribuiu para a assimilação do conhecimento sobre química de
proteínas. No segundo estudo, foram realizadas aulas com estudantes dos cursos de
graduação em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da mesma universidade, sobre
os mecanismos de inibição enzimática. Foi utilizada a enzima acetilcolinesterase de
cabeça de baratas da espécie Nauphoeta cinerea. Os alunos testaram diferentes fatores
que alteram a atividade enzimática in vitro e in vivo. Os alunos, em sua maioria,
demonstraram entusiasmo em trabalhar com animais nas aulas práticas, assim como
apresentaram uma melhora nos conhecimentos sobre enzimologia. Dessa forma, nessa
dissertação, foi possível demonstrar que a utilização de aulas práticas investigativas é
importante para que os estudantes construam um conhecimento sólido sobre conteúdos
da disciplina de Bioquímica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Segatto, Ana Lúcia Anversa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9643054385703621 | por |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Dennis Maletich | |
dc.contributor.referee2 | Turchetto, Caroline | |
dc.creator.Lattes | x | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |