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dc.creatorOliveira, Cláudia Sirlene de
dc.date.accessioned2023-01-12T19:52:08Z
dc.date.available2023-01-12T19:52:08Z
dc.date.issued2022-11-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27582
dc.description.abstractBiochemistry is a discipline with enormous potential for contextualization and interdisciplinarity, however, it is seen as one of the most difficult disciplines and with high failure rates among students. Therefore, it is important to adapt teaching strategies to make Biochemistry classes more interesting, to assist the student in the construction of knowledge. This dissertation is divided into two independent studies. In the first study, investigative practical classes were carried out with students from the Biological Sciences undergraduate course at the Federal University of Santa Maria. Students simulated the synthesis of the hormone glucagon, from transcription to construction of the 3D model. The students were motivated, stating that the construction of the protein model contributed to the construction of knowledge about protein chemistry. In the second study, classes were held with students from undergraduate courses in Biological Sciences and Veterinary Medicine at the same university, on the mechanisms of enzyme inhibition. The enzyme acetylcholinesterase from the head of cockroaches of the species Nauphoeta cinerea was used. Students tested different factors that alter enzyme activity in vitro and in vivo. Most of the students showed enthusiasm in working with animals in practical classes, as well as an improvement in their knowledge of enzymology. Thus, in this dissertation, it was possible to demonstrate that the use of investigative practical classes is important for students to build solid knowledge about the contents of the Biochemistry discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBioquímicapor
dc.subjectEnzimaspor
dc.subjectBarataspor
dc.subjectModelo 3Dpor
dc.subjectBiochemistryeng
dc.subjectEnzymeseng
dc.subjectCockroacheseng
dc.subject3D modeleng
dc.titleMetodologias ativas para o ensino de estrutura proteica e enzimologia no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Bioquímica é uma disciplina com enorme potencial de contextualização e interdisciplinaridade, porém, é vista como uma das disciplinas mais difíceis e com altos índices de reprovação entre os estudantes. Por conseguinte, é importante adaptar as estratégias de ensino de modo a tornar as aulas de Bioquímica atrativas, a fim de auxiliar o estudante na construção do conhecimento. Essa dissertação está dividida em dois estudos independentes. No primeiro estudo, aulas práticas investigativas foram realizadas com alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria. Os estudantes simularam a síntese do hormônio glucagon, desde a transcrição até a construção do modelo 3D. Os alunos ficaram motivados, afirmando que a construção do modelo proteico contribuiu para a assimilação do conhecimento sobre química de proteínas. No segundo estudo, foram realizadas aulas com estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da mesma universidade, sobre os mecanismos de inibição enzimática. Foi utilizada a enzima acetilcolinesterase de cabeça de baratas da espécie Nauphoeta cinerea. Os alunos testaram diferentes fatores que alteram a atividade enzimática in vitro e in vivo. Os alunos, em sua maioria, demonstraram entusiasmo em trabalhar com animais nas aulas práticas, assim como apresentaram uma melhora nos conhecimentos sobre enzimologia. Dessa forma, nessa dissertação, foi possível demonstrar que a utilização de aulas práticas investigativas é importante para que os estudantes construam um conhecimento sólido sobre conteúdos da disciplina de Bioquímica.por
dc.contributor.advisor1Segatto, Ana Lúcia Anversa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9643054385703621por
dc.contributor.referee1Junqueira, Dennis Maletich
dc.contributor.referee2Turchetto, Caroline
dc.creator.Lattesxpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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