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dc.contributor.advisorKrüger, Cristiane
dc.creatorDe Nardin, Isadora
dc.creatorRaimundo, Paola Flores
dc.date.accessioned2023-01-26T16:26:07Z
dc.date.available2023-01-26T16:26:07Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationDE NARDIN, I; RAIMUNDO, P. F. A saúde mental dos futuros contadores no processo de formação: uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprender. 2022. 122 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27664
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe entry of students into the graduation is surrounded by moments of conflict and adversity, which generates feelings of uncertainty and apprehension about the future, which can impact the learning process. In view of this, the objective was to analyze the relationship between anxiety symptoms (state and trait) in the motivation to learn of future accountants. The methodology is classified as quantitative, descriptive and survey. The sample consisted of 181 students from the accounting course at the Federal University of Santa Maria. The data were obtained through a questionnaire and data analysis adopted: descriptive statistics, reliability, normality, correlation, regression, and structural equation modeling. The results showed that most college students have moderate levels of state-anxiety (SA) and trait-anxiety (TA), as well as motivation to learn (ML). Still, in the correlation it was verified that there is an inverse relation between the motivation to learn and the dimensions of anxiety. In addition, it was noticed that, through regression, the AE is significant for the AM, negatively influencing the motivation. Then, through modeling, it was supported that TA is a negative determinant for MA. Thus, it is concluded that both state-anxiety (regression) and trait-anxiety (modeling) have a negative impact on motivation to learn. The main contribution of the study is of a practical nature and refers to a warning sign regarding the care for the mental health of future accountants throughout their training, so that higher education institutions seek measures that address this disorder in students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectMotivação para aprenderpor
dc.subjectAcadêmicospor
dc.subjectGraduaçãopor
dc.subjectCiências contábeispor
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectMotivation to learneng
dc.subjectAcademiceng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectAccountingeng
dc.titleA saúde mental dos futuros contadores no processo de formação: uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprenderpor
dc.title.alternativeThe mental health of future accountants in the education process: an analysis of anxiety symptoms and motivation to learneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA realização de uma graduação, do ingresso até a conclusão, é rodeada por momentos de conflitos e adversidades, o que gera nos estudantes sentimentos de incerteza e apreensão quanto ao futuro, podendo impactar no processo de aprendizagem. Diante disso, objetivou-se analisar a relação dos sintomas de ansiedade (estado e traço) na motivação para aprender dos futuros contadores. A metodologia é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra foi composta por 181 alunos do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados foram obtidos por meio de questionário e a análise dos dados adotou: estatística descritiva, confiabilidade, normalidade, correlação, regressão e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram que os universitários, em sua maioria, apresentam níveis moderados de ansiedade-estado (AE) e ansiedade-traço (AT), bem como, de motivação para aprender (MA). Ainda, na correlação verificou-se que há relação inversa entre a motivação para aprender e as dimensões da ansiedade. Ademais, percebeu-se que, por meio da regressão, a AE é significante para a MA, influenciando negativamente na motivação. Em seguida, por meio da modelagem, suportou-se que a AT é uma determinante negativa para a MA. Dessa forma, conclui-se que tanto a ansiedade-estado (regressão) quanto a ansiedade-traço (modelagem) impactam negativamente na motivação para aprender. A principal contribuição do estudo é de ordem profissional e remete à um sinal de alerta quanto ao cuidado com a saúde mental dos futuros contadores ao longo da sua formação, para que as IES busquem medidas que contemplem esse transtorno nos discentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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