Mostrar registro simples

dc.creatorCoelho, Vanessa Cristina Nascimento
dc.date.accessioned2023-01-27T18:42:54Z
dc.date.available2023-01-27T18:42:54Z
dc.date.issued2020-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27670
dc.descriptionA data de defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.por
dc.description.abstractAssertive capacity is developed throughout childhood and mainly adolescence, and it is a protective factor against behavioral problems. This capacity allows an individual to face difficult interpersonal situations with a behavior that preserves his/her own rights and values, as well as the rights and values of other people. This work aims at relating assertiveness to behavioral problems in adolescents. For this purpose, the Youth Self-Report questionnaire (YSR/11-18) is used here in order to describe an intervention for social skills and to build and validate the Difficulties in Assertive Behavior Scale (in Portuguese, EDCA-A) for adolescents from 14 to 17 years old. Researching behavioral problems among adolescents is a challenge for health professionals and teachers, because these problems can cause difficulties of social behavior, misfits at school and problems with the development of strong relationships. Currently, there are still few studies about the subject and few assertiveness instruments translated into Portuguese. Besides, those already written cannot be easily found. Therefore, more researches on the issue and more projects related to assertive skills are suggested. Finally, a correlation between the communication factor from the EDCA-A scale and the anxiety and depression subscales from the YSR/11-18 was found, what allows to think on the importance of assertiveness and on some behavioral problems among adolescents.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectProblemas comportamentaispor
dc.subjectAssertividadepor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectBehavioral problemseng
dc.subjectAssertivenesseng
dc.titleAssertividade e problemas comportamentais em adolescentespor
dc.title.alternativeAssertiveness and behavioral problems in adolescentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA capacidade assertiva desenvolve-se ao longo da infância e principalmente na adolescência, constituindo-se como um fator de proteção de problemas comportamentais. Esta permite que o indivíduo enfrente situações interpessoais difíceis, mediante comportamentos que respeitem seus direitos, valores e dos demais. A presente dissertação teve como propósito relacionar a assertividade com os problemas de comportamento em adolescentes.Para isso realizou-se um treinamento de habilidades sociais em adolescentes do ensino médio, construiu-se e validouse uma escala de dificuldades em comportamentos assertivos para adolescentes de 14 a 17 anos (EDCA-A) e correlacionou-se a EDCA-A com o questionário de Autoavaliação para jovens, Youth Self-Report (YSR/11-18).O estudo sobre os problemas comportamentais de jovens é um desafio para os profissionais da saúde mental e professores, pois a presença destes pode gerar dificuldades de condutas sociais, desajustes escolares e problemas em manter relacionamentos sólidos. É importante destacar que na literatura encontram-se poucos estudos que abordem essa temática e há uma escassez de instrumentos de assertividade traduzidos para o Brasil, sendo que os existentes são de difícil acesso. Deste modo, este trabalho contribui significativamente em pesquisas voltadas a assertividade e no trabalho de profissionais que trabalham diretamente com o público jovem. Por fim, identificaram-se correlações significativas entre o fator comunicação da escala EDCA-A e as subescalas ansiedade e depressão do inventário YSR/11-18, possibilitando reflexões sobre a importância da assertividade e os problemas de comportamento em adolescentes.por
dc.contributor.advisor1Vasconcellos, Silvio José Lemos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1853136773126959por
dc.contributor.referee1Zappe, Jana Gonçalves
dc.contributor.referee2Joaquim, Rui Mateus
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782356074813795por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International