dc.creator | Coelho, Vanessa Cristina Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T18:42:54Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T18:42:54Z | |
dc.date.issued | 2020-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27670 | |
dc.description | A data de defesa está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa. | por |
dc.description.abstract | Assertive capacity is developed throughout childhood and mainly adolescence, and it is a
protective factor against behavioral problems. This capacity allows an individual to face
difficult interpersonal situations with a behavior that preserves his/her own rights and values,
as well as the rights and values of other people. This work aims at relating assertiveness to
behavioral problems in adolescents. For this purpose, the Youth Self-Report questionnaire
(YSR/11-18) is used here in order to describe an intervention for social skills and to build and
validate the Difficulties in Assertive Behavior Scale (in Portuguese, EDCA-A) for adolescents
from 14 to 17 years old. Researching behavioral problems among adolescents is a challenge
for health professionals and teachers, because these problems can cause difficulties of social
behavior, misfits at school and problems with the development of strong relationships.
Currently, there are still few studies about the subject and few assertiveness instruments
translated into Portuguese. Besides, those already written cannot be easily found. Therefore,
more researches on the issue and more projects related to assertive skills are suggested.
Finally, a correlation between the communication factor from the EDCA-A scale and the
anxiety and depression subscales from the YSR/11-18 was found, what allows to think on the
importance of assertiveness and on some behavioral problems among adolescents. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Problemas comportamentais | por |
dc.subject | Assertividade | por |
dc.subject | Adolescent | eng |
dc.subject | Behavioral problems | eng |
dc.subject | Assertiveness | eng |
dc.title | Assertividade e problemas comportamentais em adolescentes | por |
dc.title.alternative | Assertiveness and behavioral problems in adolescents | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A capacidade assertiva desenvolve-se ao longo da infância e principalmente na adolescência,
constituindo-se como um fator de proteção de problemas comportamentais. Esta permite que
o indivíduo enfrente situações interpessoais difíceis, mediante comportamentos que respeitem
seus direitos, valores e dos demais. A presente dissertação teve como propósito relacionar a
assertividade com os problemas de comportamento em adolescentes.Para isso realizou-se um
treinamento de habilidades sociais em adolescentes do ensino médio, construiu-se e validouse uma escala de dificuldades em comportamentos assertivos para adolescentes de 14 a 17
anos (EDCA-A) e correlacionou-se a EDCA-A com o questionário de Autoavaliação para
jovens, Youth Self-Report (YSR/11-18).O estudo sobre os problemas comportamentais de
jovens é um desafio para os profissionais da saúde mental e professores, pois a presença
destes pode gerar dificuldades de condutas sociais, desajustes escolares e problemas em
manter relacionamentos sólidos. É importante destacar que na literatura encontram-se poucos
estudos que abordem essa temática e há uma escassez de instrumentos de assertividade
traduzidos para o Brasil, sendo que os existentes são de difícil acesso. Deste modo, este
trabalho contribui significativamente em pesquisas voltadas a assertividade e no trabalho de
profissionais que trabalham diretamente com o público jovem. Por fim, identificaram-se
correlações significativas entre o fator comunicação da escala EDCA-A e as subescalas
ansiedade e depressão do inventário YSR/11-18, possibilitando reflexões sobre a importância
da assertividade e os problemas de comportamento em adolescentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcellos, Silvio José Lemos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1853136773126959 | por |
dc.contributor.referee1 | Zappe, Jana Gonçalves | |
dc.contributor.referee2 | Joaquim, Rui Mateus | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9782356074813795 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |