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dc.contributor.advisorMorais, Adriano Peres de
dc.creatorCassol, Jhonatan Antônio
dc.date.accessioned2023-02-10T13:20:31Z
dc.date.available2023-02-10T13:20:31Z
dc.date.issued2023-01-24
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27781
dc.description.abstractThis final paper presents the development of a virtual real-time high impedance fault model for the Typhoon HILs real-time simulators toolchain. High impedance faults are very common events in overhead distribution systems and occurs when there is contact between an energized conductor and a surface with high electric resistance. However, this events are difficult to detect by common protection functions, requiring specially designed algorithms for its detection. Since HIFs have characteristics that distinguish them of the other faults, it is also necessary to model these events in order to develop the correct design of protective functions. In view of the advantages of real-time simulation tools combined with the almost abscence of HIF models in simulations library, this work proposes the development of a virtual model for the HIL Control Center, the Typhoon HILs real-time simulators toolchain. For this, a HIF model proposed by Gautam and Brahma (2013) is implemented chosen for its wide dissemination in the academic environment combined with an easy execution by simulators. With the model implemented, it is validated through comparative analysis with the same model and test system implemented in the ATP Draw simulator. Finally, the HIF hardware-in-theloop (HIL) detection tests are performed using the SEL-751 relay, a feeder protection relay from Schweitzer Engineering Laboratories.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistemas elétricos de potênciapor
dc.subjectproteção do SEPpor
dc.subjectfaltas de alta impedânciapor
dc.subjectsimulação em tempo realpor
dc.subjectPower systemseng
dc.subjectpower system relayingeng
dc.subjecthigh impedance faultseng
dc.subjectdigital real-time simulationeng
dc.titleDesenvolvimento de modelo virtual para testes de detecção de faltas de alta impedância em tempo realpor
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual model for real-time high impedance fault detection testseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo para faltas de alta impedância (FAI) no ambiente de simulações da Typhoon HIL. As faltas de alta impedância são eventos de ocorrência comum em sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica, ocorrendo quando há o contato entre um condutor energizado e uma superfície de alta resistividade elétrica. Entretanto é difícil a detecção desses eventos através de funções de proteção comuns, necessitando algoritmos especialmente projetados para sua detecção. Uma vez que as FAIs possuem características que as distinguem das demais faltas, é necessária também a modelagem destas para possibilitar o correto projeto e teste das proteções contra estes eventos. Tendo em vista as vantagens das ferramentas de simulação em tempo real, aliada à quase inexistência de modelos que representem as FAIs nas bibliotecas de simulação, é proposto o desenvolvimento de um modelo virtual para o ambiente de simulações HIL Control Center, da Typhoon HIL Inc.. Para isto é implementado o modelo proposto por Gautam e Brahma (2013), escolhido pela sua ampla difusão no meio acadêmico aliado a uma fácil execução pelos simuladores. Uma vez implementado o modelo, o mesmo é validado através de análise comparativa com o mesmo modelo e sistema-teste implementados no simulador ATP Draw. Por fim são realizados testes de detecção de FAIs em hardware-in-the-loop (HIL) utilizando o relé de proteção de alimentadores SEL751, da Schweitzer Engineering Laboratoriespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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