Formação docente como profissional da aprendizagem em programas de pós-graduação stricto sensu em administração: perspectivas à inovação educacional
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Data
2023-02-10Primeiro membro da banca
Zucatto, Luís Carlos
Segundo membro da banca
Masetto, Marcos Tarciso
Metadata
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A essência da universidade é a formação humana integral e o docente é o agente
transformador, portanto, a pós-graduação tem papel fundamental na formação desse
profissional, considerando a perspectiva de inovação educacional. A formação
pedagógica e educacional para a aprendizagem no exercício da docência universitária
está inserida em espaços formativos em transformação. Os espaços e estratégias
formativas na pós-graduação priorizam a formação docente para a pesquisa, lançando
assim o problema da necessidade da qualificação para os processos de
aprendizagens. As preocupações do debate acadêmico em relação à qualidade da
formação dos estudantes diante das transformações sociais, considerando os perfis
de formação profissional remetem a mudanças paradigmáticas, as quais implicam
inovações educacionais em Programas de Pós-graduação stricto sensu em
Administração. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a formação
pedagógica e educacional para o exercício da docência nas funções de condução de
processos de aprendizagem, em Programas de Pós-Graduação em Administração
stricto sensu, está presente na legislação e como é debatida em pesquisas publicadas
em periódicos no período de 1996-2021, visando a inovação educacional. A fim de
explicitar a dimensão teórica da formação pedagógica para a docência em
Administração, discute-se a formação educacional e pedagógica para o exercício das
funções de condução de processos de aprendizagens em Programas de PósGraduação. Para tanto, desenvolve-se os entendimentos acerca da formação
profissional do professor universitário e da inovação na formação para a docência
(AUDY, 2017; CUNHA, 2013, 2019; DELORS et al, 1998; MASETTO, 2003, 2011,
2015; MASETTO; GAETA, 2019; PERRENOUD, 1999; PIMENTA; ANASTASIOU,
2002; ROGERS, 2000; ZABALA, 2015; ZABALZA, 2003). Trata-se de uma
investigação teórica, de abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada em
pesquisa documental, Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e bibliográfica,
referente ao processo de formação docente nos Programas de Pós-Graduação em
Administração no Brasil. Diante da importância de compreender a concepção de
formação docente, os dados são sistematizados e interpretados por meio da análise
de conteúdo (BARDIN, 2011). A pesquisa sobre a formação pedagógica e educacional
do docente que atua na formação de administradores é escassa e indica a
necessidade de dar continuidade às pesquisas. Na exploração dos artigos
decorrentes da RSL foram exploradas as concepções de formação docente, as
críticas e as propostas e perspectivas de inovação. A análise indicou que na área da
Administração, os estudos pouco abordam a competência profissional na condução
dos processos de aprendizagem. Apesar de constar nas fichas de avaliação da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o quesito
docente nesta área, efetivamente, ainda este permanece atrelado à produção
científica, desconsiderando as demais dimensões formativas indicadas por Delors et al. (1998), Masetto (2003, 2013), Zabala (2015) e Rogers (2000). Esta pesquisa
concebe sugestões que visam a inovação educacional, a partir dos sujeitos, objetos e
contextos (MENEGHETTI, 2013), buscando subsidiar ações que oportunizem as
transformações necessárias na formação de professores universitários no âmbito de
Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Administração. Pretende-se contribuir
com essas discussões, evidenciando a pertinência deste debate frente à necessidade
da inovação educacional.
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