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dc.creatorFilippetto, Deborah do Carmo
dc.date.accessioned2023-02-17T11:28:02Z
dc.date.available2023-02-17T11:28:02Z
dc.date.issued2023-01-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27836
dc.description.abstractThe present thesis aims to investigate the narratives of self that give sense of meaning and belongingness to the characters of the novel The Sympathizer, by Viet Thanh Nguyen (2017), mainly on the narrator protagonist, seeing how elements of ambiguity are managed by them in their socialization spaces. Therefore, Stuart Hall’s (2014) propositions around identity and differences guide this analysis as major concepts, in consideration of the usage of language and its relational character in the processes of inclusion and exclusion of the other (WOODWARD, 2014). Nguyen’s literary work stages Vietnamese refugees in the United States during the end of the Vietnam War making contact with a new social space, characterized by both diversified characters and social practices, from transnational flows of socialization and immigration. The narrative voice presents himself as a nameless protagonist that needs to exercise his voice in order to survive, executing it through the writing of a confession, required by their captors when he returns to Vietnam. As well as the protagonist, its narrative construction is pervaded by elements of ambiguity, which are constantly stressed out according to the context that the character is inserted. The analysis method is composed by observation of socialization dynamics through two main axes, namely the discursive assumptions and the discursive negotiations. Accordingly, the theoretical and conceptual propositions by Luciano dos Santos (2011) about cultural identities are taken into account, thinking about what the author proposes as closed identities in terms of discursive assumptions, and the open identities as discursive negotiations. In this way, the opening focus of analysis is the transnational context, moving to the national, ethnic-cultural, and finally, to the other subjectivities of the self, which need to be organized and converted into narratives of the self, having in mind the contemporary social context in which the identity guiding models are constantly displaced (HALL, 2006). In sum, it seeks to discuss how ambiguity becomes an ally of minority groups to oppose the hegemonic narratives.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectViet Thanh Nguyenpor
dc.subjectO Simpatizantepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectLiteratura de fluxos migratóriospor
dc.subjectThe Sympathizereng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectLiterature of migratory flowseng
dc.titleConstrução e administração de narrativas do si em O Simpatizante, de Viet Thanh Nguyenpor
dc.title.alternativeDevelopment and management of self-narratives in The Sympathizer, by Viet Thanh Nguyeneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo investigar narrativas do si que despertam potencial de sentido e pertencimento aos personagens do romance O Simpatizante, de Viet Thanh Nguyen (2017), tendo como foco principal o protagonista narrador, atentando para como os elementos de ambiguidade são administrados em seus espaços de socialização. Para tanto, consideram-se como conceitos principais as proposições de Stuart Hall (2014) acerca d identidade e diferença, tendo em vista a utilização da língua e seu caráter relacional nos processos de inclusão e exclusão do outro (WOODWARD, 2014). A obra de Nguyen encena personagens vietnamitas refugiados nos Estados Unidos ao final da Guerra do Vietnã e que estão em contato com um novo espaço social, caracterizado tanto por personagens quanto por práticas diversas, provenientes de fluxos transnacionais de socialização e imigração. Como narrador, o protagonista sem nome necessita exercer sua voz a fim de sobreviver, fazendo isso através de uma confissão exigida por seus captores quando retorna ao Vietnã. Assim como o protagonista, sua construção narrativa é perpassada por elementos de ambiguidade que são constantemente tensionados conforme o contexto em que o personagem se insere. O método de análise desta pesquisa consiste em observar as dinâmicas de socialização a partir de dois eixos principais, a saber: i) pressupostos discursivos; e ii) negociações discursivas. Para tanto, são utilizadas as proposições teóricas e conceituais de Luciano dos Santos (2011) sobre identidades culturais, pensando como pressupostos discursivos o que o autor chama de identidades fechadas, e como negociações discursivas as identidades abertas. Nesta esteira, o foco de análise inicia a partir do contexto transnacional, passando, posteriormente, para os contextos nacional e étnico-cultural, chegando às demais subjetividades do sujeito. Tais subjetividades precisam ser organizadas e transformadas em narrativas concisas do si, tendo em mente um contexto social contemporâneo em que os moldes identitários norteadores são constantemente deslocados (HALL, 2006). Em suma, busca-se discutir como a ambiguidade se torna uma aliada de grupos minoritários para se contrapor às narrativas hegemônicas.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Dionei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718781986349346por
dc.contributor.referee1Harris, Leila Assumpção
dc.contributor.referee2Cunha, Rubelise da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189444994236434por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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