Influência da adição de etanol anidro no desempenho da combustão da gasolina
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Data
2023-02-02Autor
Oliveira, Daysson Allan Capa
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O presente estudo conduziu a avaliação de um motor de combustão interna de ciclo Otto, que opera com misturas de Gasolina C e Etanol Anidro em proporções de E27, E40, E60, E85 e E100. Foram abordadas características importantes da combustão que ocorre dentro do cilindro do motor e fatores de projeto que influenciam no desempenho e eficiência do motor. Para a realização dos ensaios experimentais, utilizou-se o motor monocilíndrico de pesquisa Ricardo Protheus, que foi adaptado para operar no ciclo Otto e instrumentado de forma a permitir a obtenção de dados precisos e detalhados sobre as características da combustão e do desempenho do motor. Os testes foram realizados mantendo o avanço de ignição fixo em 14° APMS e a velocidade de rotação do motor foi fixada em 1400 rotações por minuto, e a mistura de combustível foi mantida em lambda estequiométrico. Os resultados obtidos possibilitam uma descrição mais detalhada da combustão dessas misturas, identificando que a combustão é influenciada por diversos fatores, principalmente pela mistura de combustível. Observou-se que o etanol necessita de um avanço de ignição maior do que a gasolina para garantir a chegada ao MBT e que o consumo de combustível se mostrou muito desfavorável para as operações em que as misturas de combustível tinham uma concentração maior de etanol. Uma possível causa para o baixo desempenho do etanol seriam os efeitos de formação de mistura, que poderiam ter criado um filme de combustível na parede do coletor de admissão. A temperatura do cilindro no momento da ignição foi o melhor parâmetro para verificar esse fenômeno.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [131]