dc.creator | Souza, Igor Silva de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T16:54:32Z | |
dc.date.available | 2023-02-22T16:54:32Z | |
dc.date.issued | 2022-04-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27852 | |
dc.description.abstract | The present research develops from the theme of the artist-researcher's own body
construction through the context of contemporary art inserted in the pandemic period.
This dissertation text aims at the elaboration of a practical-theoretical production and
reflection that takes as its object of study the artist-researcher's own body. The
research takes into account the context of the years 2020 to 2022, when the Covid-19
pandemic and social isolation impacted the realization process, leading the artist's own
body to undergo adaptations regarding this new lived reality, making the search for
understanding of how the artist's body is (re)constructed within the family and
pandemic context, the research problem. Through the methodology of poietic
research, the process of making the works took place together with theoretical
reflection, where both impact each other. Thus, the practical production consisted of
projects designed from the artist's experience in the context of a pandemic, from a
perspective of exhibition in the digital environment, that is, aiming to do the research
remotely. In this way, the artist's body is understood as a central reference for the
research, as well as artists who use the theme of the body in the realization of their
works, and authors who have the body and issues related to it as a basis for your
discussions. The results achieved reveal a research that is based on the understanding
of the artist's body as the construction of an individualized and socialized visuality
within the family, placing the research in face of the conditions experienced in this
historical period that humanity experiences. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e visualidade | por |
dc.subject | Construção de si | por |
dc.subject | Corpo do artista | por |
dc.subject | Isolamento social | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and visuality | eng |
dc.subject | Construction of the self | eng |
dc.subject | Artist’s body | eng |
dc.subject | Social isolation | eng |
dc.title | Construção de si: uma poética do meu corpo na pandemia | por |
dc.title.alternative | Construction of the self: a poetics of my body-in the pandemic | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se desenvolve a partir da temática da construção corporal do
próprio artista-pesquisador através do contexto da arte contemporânea inserido no
período pandêmico. Este texto de dissertação tem como objetivo a elaboração de uma
produção e reflexão prático-teórica que toma como objeto de estudo o próprio corpo
do artista-pesquisador. A pesquisa leva em consideração o contexto dos anos 2020 a
2022, quando a pandemia de Covid-19 e isolamento social impactaram no processo
de realização, levando o próprio corpo do artista a sofrer adaptações referentes a essa
nova realidade vivida, tornando a busca pelo entendimento de como se (re)constrói o
corpo do artista inserido no contexto familiar e pandêmico, a problemática da
pesquisa. Através da metodologia de pesquisa poiética, o processo de realização de
trabalhos se deu em conjunto com a reflexão teórica, onde ambos se impactam. Assim
a produção prática se constituiu de projetos pensados a partir de uma vivência do
artista em contexto de pandemia, sob uma perspectiva de exibição no ambiente digital,
ou seja, visando a realização da pesquisa de forma remota. Desse modo, o corpo do
artista é entendido como referência central para a pesquisa, bem como foram tomados
como referência artistas que utilizam a temática do corpo na realização de suas obras,
e autores que têm o corpo e as questões relacionadas a ele como base para suas
discussões. Os resultados alcançados revelam uma pesquisa que tem como base o
entendimento do corpo do artista como construção de uma visualidade individualizada
e socializada no seio familiar, situando a pesquisa diante das condições vivenciadas
neste período histórico que a humanidade vivencia. | por |
dc.contributor.advisor1 | Stumm, Rebeca Lenize | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180723274611305 | por |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Eduarda Azevedo | |
dc.contributor.referee2 | Cedillo, Rosa Maria Blanca | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0652474465057577 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |