Ciências Sociais: apontamentos sobre educação, mercado de trabalho e profissionalização nas universidades federais no Rio Grande do Sul
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Data
2023-02-10Primeiro membro da banca
Ferreira, Laura Senna
Segundo membro da banca
Lui, Lizandro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A dificuldade da área de Ciências Sociais em se tornar uma instituição é histórica, o
obstáculo em obter o reconhecimento de áreas como a Matemática ou a Medicina não
vem de hoje. Assim, esta pesquisa pretende buscar razões para essa dificuldade,
procurando analisar as relações entre a periodicidade das Ciências Sociais no Ensino
Médio brasileiro, a dispersão território-temporal dos cursos de graduação em Ciências
Sociais no Brasil, a abrangência da área de Ciências Sociais no ensino superior do Rio
Grande do Sul e a trajetória formativa dos professores que lecionam tais disciplinas.
Discorre-se sobre algumas questões teóricas, históricas e metodológicas da pesquisa,
tais como uma retomada histórica das Ciências Sociais como disciplina do ensino médio,
uma reflexão sobre o sentido e o papel da universidade, sobre a profissão de professor
de Ciências Sociais e seu campo, além de questões sobre a constituição das Ciências
Sociais, seu desenvolvimento no Brasil e seus órgãos representativos. Ao final,
apresentam-se dados sobre disciplinas das Ciências Sociais nos cursos de graduação
das universidades federais gaúchas, assim como os dados sobre a trajetória formativa
dos professores que lecionam essas disciplinas.
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