Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Gabriela Brum dos
dc.date.accessioned2023-02-24T13:30:54Z
dc.date.available2023-02-24T13:30:54Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27886
dc.descriptionTítulo da dissertação que consta na ata de defesa: Análise articulatória de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala - estudo de casopor
dc.description.abstractThis study aims to investigate the articulatory production of alveolar plosive consonants /t/ and /d/ and velar /k/ and /g/ of Brazilian Portuguese (BP), through images of language ultrasonography in different disorders of speech sounds. Two children with previous phonoaudiological diagnoses participated in the research, being a boy with Apraxia de Fala Infantil and a girl with Phonological Disorder, both with 5 years of age. Data were collected through the spontaneous naming of eight words of BP, these being disyllabic and paroxyones, in the vocalic context of /a/ and /u/ - /taco/, /tuba/, /dado/, /ducha/, /capa/, /cuca/, /gato/ and /gula/ - extracted from the Speech Assessment Instrument for Acoustic Analysis (Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica - IAFAC). Each word was produced 3 times within a sentence vehicle, totaling 24 traces of the productions of each child. The words were presented to the subject in the form of figures for naming, and previously shown for recognition and training. From the transcription of phonological data and analysis of the tongue curves, it was possible to observe the presence of gestures tests necessary for the production of the analyzed segments, even if these could not be detected in the production and types of repair strategies used. From the above, it was concluded that the subjects evaluated presented several characteristics already mentioned in the literature. However, the traces provided by tongue ultrasonography demonstrated tests of articulatory gestures, suggesting that children are in a period of refinement of gestures, characteristics that cannot be observed in the perceptual analysis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDistúrbios da falapor
dc.subjectUltrassonografiapor
dc.subjectFalapor
dc.subjectApraxiaspor
dc.subjectSpeech disorderseng
dc.subjectUltrasonographyeng
dc.subjectSpeecheng
dc.titleAnálise de consoantes plosivas de crianças com transtornos dos sons da fala: estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de investigar a produção articulatória das consoantes plosivas alveolares /t/ e /d/ e velares /k/ e /g/ do Português Brasileiro (PB), através de imagens de ultrassonografia de língua em diferentes transtornos dos sons da fala. Participaram da pesquisa duas crianças com diagnósticos fonoaudiológicos prévios, sendo um menino com Apraxia de Fala Infantil e uma menina com Transtorno Fonológico, ambos com 5 anos de idade. Os dados foram coletados através da nomeação espontânea de oito palavras do PB, sendo estas dissílabas e paroxítonas, em contexto vocálico de /a/ e /u/ - /taco/, /tuba/, /dado/, /ducha/, /capa/, /cuca/, /gato/ e /gula/ - extraídas do Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica (IAFAC). Cada palavra foi produzida 3 vezes dentro de uma frase veículo, totalizando 24 traçados das produções de cada criança. As palavras foram apresentadas ao sujeito em forma de figuras para nomeação, e previamente mostradas para reconhecimento e treinamento. A partir da transcrição dos dados fonológicos e análise das curvas de língua, pôde-se observar a presença de ensaios de gestos necessários para a produção dos segmentos analisados, mesmo que estes não pudessem ser detectados na análise oitiva, além da variabilidade das produções e tipos de estratégias de reparo utilizadas. A partir do exposto, concluiu-se que os sujeitos avaliados apresentaram diversas características já mencionadas na literatura. Entretanto, os traçados fornecidos pela ultrassonografia de língua demonstraram ensaios de gestos articulatórios, sugerindo que as crianças estão em período de refinamento dos gestos, características estas que não podem ser observadas na análise perceptiva.por
dc.contributor.advisor1Mota, Helena Bolli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717425754253849por
dc.contributor.advisor-co1Gubiani, Marileda Barichello
dc.contributor.referee1Keske-Soares, Márcia
dc.contributor.referee2Melo, Roberta Michelon
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869496756167467por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International