Avaliação de pontos críticos no sistema de refrigeração de um baú de caminhão frigorífico durante o processo de remessa de produtos resfriados e congelados
Abstract
O presente trabalho teve o objetivo de elencar os principais pontos críticos no processo de transporte de produtos congelados e resfriados a fim de se obter um mapa geral de dados de referência e analisar o perfil de temperatura em um caminhão frigorífico, analisando primeiramente as funções termodinâmicas dos equipamentos presentes e como elas se relacionam com as restrições técnicas e dimensionais impostas. A partir de um entendimento geral sobre o sistema refrigerador bem como referências de como a logística no transporte e descarga de remessa geralmente ocorre, foi proposta uma avaliação de quais são os principais pontos críticos e como eles acometem o sistema refrigerador dos baús de transporte frigorífico. Para iniciar a pesquisa, foi elaborado um questionário com perguntas da parte técnica e administrativa de empresas do ramo, onde 15 participantes enviaram suas respostas pela plataforma de formulários do Google. As respostas foram computadas e compiladas em gráficos no Excel para que se obtivesse um panorama geral do transporte frigorífico. Com estas informações coletadas, uma pesquisa de campo foi feita em uma empresa deste ramo sediada na cidade de Santa Maria/RS que faz entregas na cidade de Cachoeira do Sul/RS foi direcionada a avaliar a resposta mais contrastante do questionário, que foi de encontro com as constatações da bibliografia consultada. A pesquisa de campo contou com a utilização de um data-logger para coletar informações da temperatura interna do baú durante um período de 24h que contemplava os períodos estacionários e os períodos de entregas de remessa. Os dados obtidos foram compilados no software Matlab para que gráficos de temperatura em função do tempo fossem gerados. Ao final, a avaliação do contraste entre algumas respostas e a bibliografia foi realizada para concluir a real importância de entender a infiltração de calor como ponto crítico analisado. Com a coleta de campo, a infiltração de calor durante as entregas devido à abertura de portas gerou um efeito cumulativo do aumento da temperatura interna do baú, chegando a atingir 20°C em alguns pontos específicos em alguns períodos.
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