dc.contributor.advisor | Alves, Vanessa Teresinha | |
dc.creator | Vieira, Jonathan Barros Felipe | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T14:54:30Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T14:54:30Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27927 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Agrícola, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Soybean is a very important solid bulk for world trade, with 367 million tons produced in the 2019/20 harvest, with the largest producers being the following countries: Brazil, the United States of America and Argentina. These three producing countries together produce 80% of the total world production. However, even if there is a large soy production, there is no efficient grain flow infrastructure in Brazil, which results in a loss of competitiveness in the international soy market. Considering this scenario, the work aims to analyze the soy supply chain in order to identify the factors of transport and storage operations, in addition to understanding the functioning of the soy supply chain and the bottlenecks that affect the flow of products. grains. Through a literature review using the CAPES, Scopus and WOS platforms, thus being able to identify the main problems of these operations. After this review, the studies were analyzed and separated by groups in order to identify their areas of activity within the supply chain. With this, it was possible to identify the problems and factors that occur in grain logistics, so that they could be used in the elaboration of a questionnaire applied to specialists in the area. From the results of the questionnaire it was seen that the main problems of the soy supply chain are the lack of static capacity, high cost of transport and inefficiency in transshipment operations. The most used factors for understanding these problems are time, distance, cost of operations and static capacity. After obtaining these data, it was possible to allocate these factors to the supply chain links and understand their dependencies with each other. In addition, with the identification of problems and factors, it was possible to suggest solutions that could alleviate the actions of these problems in the performance of the soy supply chain to improve its competitiveness in the international market. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Soja | por |
dc.subject | Cadeia de suprimento | por |
dc.subject | Operação de transporte | por |
dc.subject | Operação de armazenagem | por |
dc.subject | Logística | por |
dc.subject | Soybean | eng |
dc.subject | Supply chain | eng |
dc.subject | Transport operation | eng |
dc.subject | wWrehousing operation | eng |
dc.subject | Logistics | eng |
dc.title | Identificação e alocação dos fatores logísticos na cadeia de suprimentos da soja | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Transportes e Logística | por |
dc.description.resumo | A soja é um granel sólido muito importante para o comércio mundial, com 367 milhões de toneladas produzidas na safra 2019/20, tendo como os maiores produtores os países: Brasil, Estados Unidos da América e Argentina. Esses três países juntos produzem cerca de 80% de toda a progução de soja mundial. Contudo, mesmo que haja uma grande produção da soja, não há, no Brasil, uma infraestrutura de escoamento de grãos eficiente, o que resulta em uma perda na competitividade no mercado internacional da soja. Considerando esse cenário, o trabalho tem como objetivo analisar a cadeia de suprimentos da soja a fim de identificar os fatores das operações de transporte e também de armazenagem, além de compreender o funcionamento da cadeia de suprimentos da soja e dos gargalos que prejudicam o fluxo dos grãos. Através de uma revisão bibliográfica da literatura utilizando as plataformas CAPES, Scopus e WOS, podendo assim identificar os principais problemas dessas operações. Após essa revisão os estudos foram analisados e separados por grupos com o propósito de identificar as suas áreas de atuação dentro da cadeia de suprimentos. Com isso foi possível identificar os problemas e os fatores que ocorrem na logística dos grãos, para que pudessem ser utilizados na elaboração de um questionário aplicado aos especialistas da área. A partir dos resultados do questionário foi visto que os principais problemas da cadeia de suprimentos da soja são a falta de capacidade estática, alto custo do transporte e ineficiência nas operações de transbordo. Sendo que os fatores mais utilizados para o entendimento desses problemas são o tempo, a distância, o custo das operações e a capacidade estática. Depois da obtenção desses dados foi possível alocar esses fatores aos elos da cadeia de suprimento e entender as suas dependências uns com os outros. Além disso, com a identificação dos problemas e dos fatores foi possível sugerir soluções que pudessem amenizar as ações desses problemas no desempenho da cadeia de suprimentos da soja para aprimorar a sua competitividade frente ao mercado internacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |