dc.contributor.advisor | Delongui, Luiza Segabinazzi Pacheco | |
dc.contributor.advisor | Neto, Olavo Avalone | |
dc.creator | Alves, Thales Severo | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:25:20Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T14:25:20Z | |
dc.date.issued | 2022-08-11 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27957 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Public education at the national level is in crisis as it has high rates of repetition, school dropout and lack of identification with its students. In this way, the present work has the objective of carrying out the proposal of a new headquarters to the Municipal School of Elementary Education Tenente João Pedro Menna Barreto, located in Santa Maria - RS. Throughout this, the problems of standardized school architectural projects for different contexts are addressed, as well as the lack of relationship with more promising pedagogical methods. The methodology was based on a literature review on the main pedagogical theories existing in the history of education, on the evolution of school spaces at the national level until the current application of standardized solutions in the infrastructure of the public education network. A technical visit and case studies on school buildings are also presented, in order to investigate different strategies for manipulating the educational environment. Also, studies were carried out on the current school headquarters, its surroundings and research on the desires of the current users of the institution, as a basis for proposing the new building. In this way, the proposal was based on the reintegration of the school in a land adjacent to its current location, providing the necessary physical space to meet its demands and improving its relationship with the surroundings. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquitetura escolar | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | School architecture | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.title | Novo olhar para espaços na Educação: Proposta de escola para ensino fundamental em Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.description.resumo | A educação pública no âmbito nacional encontra-se em crise uma vez que apresenta altos índices de repetência, abandono escolar e falta de identificação para com os seus alunos. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de realizar a proposição de uma nova sede à Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente João Pedro Menna Barreto, localizada em Santa Maria – RS. Ao longo desse, são abordados os problemas de projetos arquitetônicos escolares padronizados para diferentes contextos, assim como a falta de relação com métodos pedagógicos mais promissores. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica sobre as principais teorias pedagógicas existentes na história da educação, sobre a evolução dos espaços escolares no âmbito nacional até a atual aplicação de soluções padronizadas na infraestrutura da rede pública de ensino. Também é apresentada uma visita técnica e estudos de caso sobre edificações escolares, com a finalidade de investigar diferentes estratégias de manipulação da ambiência educacional. Ainda, realizaram-se estudos sobre a atual sede da escola, seu entorno e pesquisa dos anseios dos atuais usuários da instituição, como base para propor a nova edificação. Dessa forma, a proposição baseou-se na reinserção da escola em um terreno adjacente a sua atual localidade, possibilitando o espaço físico necessário para suprir suas demandas e melhorando sua relação com o entorno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |