dc.contributor.advisor | Neto, Nelson Knak | |
dc.creator | Marques, Samantha Almansa | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:29:08Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T14:29:08Z | |
dc.date.issued | 2022-03-23 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27958 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Currently the distribution system is facing challenges to maintain the systems quality
and reliability, with regard to the exponential growth of distributed generation (DG) and
a scenery with plug-in electric vehicles (PEV). Therefore, it is vital to think about preventive
measures to avoid the DG negatively impacting the electric power system while
supporting the adoption of other technologies. Furthermore, it is observed a relevant
demand of residential and comercial DC charge and when combined with DG, can
bring efficiency and economic gains. The DC microgrid implementation can mitigate
and even solve the impacts caused onto the electric power system and can provide
electricity to remote locations, in a more efficient way. Thus, this work is aimed to the
analysis the economic and socioenvironmental feasibility of DC microgrids implementation
for for the South region and Amazon region of Brazil, estimating the consumption
profile and efficiency energy for each scenario. Through sizing the microgrids in the
Software HOMER Pro, payback, present worth, net present cost and return on investment
is obtained. An estimate of the social and environmental transformation capacity
of this technology is also carried out. The implementation of the CC microgrid proved
to be viable under socio-environmental aspects for both scenarios, however, under
economic aspects, it proved to be more viable for the microgrid in the South region.
However, with a critical social analysis, it is possible to conceive that the implementation
is feasible in both cases. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geração Distribuída | por |
dc.subject | Microrredes CC | por |
dc.subject | Veículos Elétricos | por |
dc.subject | Eficiência Energética | por |
dc.subject | Distributed Generation | eng |
dc.subject | DC Microgrids | eng |
dc.subject | Eletrical Vehicle | eng |
dc.subject | Energy Efficiency | eng |
dc.title | Análise da viabilidade da implementação de microrredes CC na Região Sul e Região Amazônica do Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | por |
dc.description.resumo | Atualmente, o sistema de distribuição de energia elétrica está enfrentando desafios
para manter a qualidade e a confiabilidade do sistema, no que concerne ao crescimento
exponencial de geração distribuída (GD) e um cenário com veículos elétricos
plug-in (PEV). Desse modo, é importante pensar em medidas preventivas para evitar
que a GD impacte negativamente o sistema elétrico de potência (SEP) e suporte
a adoção de outras tecnologias. Além disso, nota-se atualmente uma relevante demanda
de carga CC residencial e comercial, que em conjunto com GD e microrredes
CC, pode trazer ganhos de economia e eficiência energética. A implementação de microrredes
CC pode mitigar ou até mesmo solucionar os impactos gerados no sistema
elétrico de potência e tem a capacidade de fornecer energia elétrica para locais remotos,
de forma mais eficiente. Desse modo, este trabalho visa analisar a viabilidade
econômica e socioambiental da implementação de microrredes CC para a região Sul
e região Amazônica do Brasil, estimando o perfil de consumo e a eficiência energética
de cada cenário. Através do dimensionando das microrredes no Software HOMER
Pro, é obtido as análises de investimentos payback, VPL, NPC e ROI. Também é realizada
uma estimativa da capacidade de transformação social e impactos ambientais
desta tecnologia. A implementação da microrrede CC mostrou-se muito vantajosa sob
aspectos socioambientais para ambos os cenários, no entanto, sob aspectos econômicos,
mostrou-se mais viável para a microrrede da região Sul. Porém, com uma análise
social crítica, é possível conceber que a implementação é viável em ambos casos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Cachoeira do Sul | por |