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dc.contributor.advisorNeto, Olavo Avalone
dc.creatorMachado, Ramão Camargo
dc.date.accessioned2023-02-28T14:31:51Z
dc.date.available2023-02-28T14:31:51Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27962
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcolhimento institucionalpor
dc.subjectCrianças e adolescentespor
dc.subjectMoradiapor
dc.titleSede para a Casa de Passagem de Tupanciretã: arquitetura como auxiliadora no desenvolvimento de crianças e adolescentespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquitetura e Urbanismopor
dc.description.resumoAo longo da história, as crianças e adolescentes conquistaram o direito à assistência do estado, indo de um período de total descaso com o menor, para outro baseado em instituições autoritárias e repressivas que sofreram diversas alterações com o tempo, culminando na situação atual de proteção integral promovida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) criado em 1990. Para dar suporte ao menor em situação de vulnerabilidade social, são previstos diferentes tipos de modalidades de acolhimento. No município de Tupanciretã - RS, a modalidade utilizada é a Casa de Passagem, abrigo que acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos afastados do convívio familiar, por curto período de tempo. Atualmente, essa casa se encontra em situação inadequada na tentativa de se assemelhar a um ambiente residencial, por ser uma edificação alugada e adaptada, interferindo no desenvolvimento dos acolhidos. Desta forma, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo a elaboração de diretrizes projetuais para o posterior desenvolvimento de um projeto para uma nova casa de passagem, buscando oferecer uma arquitetura acolhedora, reduzindo traumas, trazendo a sensação de pertencimento ao lugar e favorecendo o acolhimento adequado e provendo as necessidades essenciais para o desenvolvimento físico e mental das crianças ali abrigadas. A metodologia empregada é composta por (i) revisão bibliográfica com foco na visão histórica das instituições de acolhimento e no funcionamento do desenvolvimento cognitivo da criança em relação ao ambiente; (ii) visita técnica como forma de conhecer e descrever a situação atual do local de implantação da Casa de Passagem de Tupanciretã, com levantamento fotográfico, arquitetônico e com entrevistas direcionadas; (iii) estudos de caso voltado a um melhor entendimento do funcionamento de outras instituições de acolhimento; (iv) análise de um projeto de referência, buscando conhecer a realidade de outro abrigo próximo da cidade escolhida. A partir dos dados e análises realizados, o trabalho busca oferecer a base teórica e aproximação do tema, desenvolvendo diretrizes e critérios para que posteriormente possa ser desenvolvida uma arquitetura com caráter de lar, com pleno conhecimento das condicionantes e necessidades reais dessa população.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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