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dc.contributor.advisorde Paula Aloraldo, Vanelise
dc.creatorPena, Evandra de Carvalho Soares
dc.date.accessioned2023-03-02T14:02:18Z
dc.date.available2023-03-02T14:02:18Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationPENA, E. de C.S. Socialização da informação: uma ferramenta de mediação e resistência usada pelo Serviço Social no acesso a direitos. 2023. 55 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28020
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis Course Completion Work is result of reflections made in the Social Work Internship, carried out at Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPECAN), as well as the debates, throughout the course, that articulate the three constitutive dimensions of the profession: theoretical-methodological, technical-operative and ethical-political. This essay follows the Critical Dialectical Method, using documentary research on laws, projects, reports and institutional documents, bibliographic review in different sources such as books, scientific journals, articles, among other materials that address the theme, in addition to observation during the internship. From the theoretical-practical experience, it was noted that the public services users demand access to information about their rights. In this sense, this study seeks to give visibility to the right of and the access to reliable information. Faced with a pandemic, which has impacted the world, besides the spread of fake news present in everyday life, the challenge for professionals is to guarantee access to information as an indispensable right in the exercise of citizenship and in the strengthening of democracy, in search of a more equitable society. Social workers in intersectoral teams can find several strategic possibilities within the pedagogical dimension of their work, seeing the democratization of information a duty for greater social participation. As a major challenge, it is essential to fight for a critical professional project to guide social workers, so they can amplify the right of citizens to access information essential for them, taking into account the neoconservative and proto-fascist wave that has been depriving rights, distorting data and facts, and camouflaging realityeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireito à Informaçãopor
dc.subjectAAPECANpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectRight to informationeng
dc.subjectSocial Work.eng
dc.titleSocialização da informação: uma ferramenta de mediação e resistência usada pelo Serviço Social no acesso a direitospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Social.por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de reflexões obtidas no Estágio Obrigatório em Serviço Social realizado na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) e ao longo do curso a partir dos debates que articulam as três dimensões constitutivas da profissão: teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político. Este trabalho encontra-se ancorado no Método Dialético Crítico, utilizando-se da pesquisa documental em leis, projetos, relatórios e documentos institucionais, revisão bibliográfica em diferentes fontes como livros, revistas científicas, artigos, dentre outros materiais que abordam o tema além da observação durante o projeto de intervenção. A partir da experiência teórico-prática, percebeu-se que a população usuária dos serviços públicos demanda acesso a informações quanto a seus direitos. Nesse sentido, busca-se, por meio deste estudo dar visibilidade ao direito e acesso à informação com qualidade. Diante de um contexto de pandemia que impactou o mundo e da proliferação de “fake news” que refletem na realidade cotidiana, coloca-se o desafio para as equipes profissionais de garantirem o acesso à informação como direito indispensável para o exercício da cidadania, para o fortalecimento da democracia e na busca de uma sociedade mais equânime. Aos assistentes sociais que compõem as equipes intersetoriais, existem diversas possibilidades estratégicas dentro da dimensão pedagógica de sua atuação bem como constitui um dever na relação com os usuários a democratização das informações para maior participação social. Como maior desafio, destaca-se a necessidade de defesa do projeto profissional crítico para nortear o trabalho profissional dos assistentes sociais na direção da ampliação do direito às informações indispensáveis à participação dos usuários, diante da ofensiva neoconservadora e protofascista que vem privando direitos, distorcendo dados/fatos e dissimulando a realidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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