dc.contributor.advisor | de Paula Aloraldo, Vanelise | |
dc.creator | Pena, Evandra de Carvalho Soares | |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T14:02:18Z | |
dc.date.available | 2023-03-02T14:02:18Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | PENA, E. de C.S. Socialização da informação: uma ferramenta de mediação e resistência usada pelo Serviço Social no acesso a direitos. 2023. 55 P. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28020 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This Course Completion Work is result of reflections made in the Social Work Internship,
carried out at Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPECAN), as well as the
debates, throughout the course, that articulate the three constitutive dimensions of the
profession: theoretical-methodological, technical-operative and ethical-political. This
essay follows the Critical Dialectical Method, using documentary research on laws,
projects, reports and institutional documents, bibliographic review in different sources
such as books, scientific journals, articles, among other materials that address the theme,
in addition to observation during the internship. From the theoretical-practical experience,
it was noted that the public services users demand access to information about their rights.
In this sense, this study seeks to give visibility to the right of and the access to reliable
information. Faced with a pandemic, which has impacted the world, besides the spread of
fake news present in everyday life, the challenge for professionals is to guarantee access
to information as an indispensable right in the exercise of citizenship and in the
strengthening of democracy, in search of a more equitable society. Social workers in
intersectoral teams can find several strategic possibilities within the pedagogical
dimension of their work, seeing the democratization of information a duty for greater social
participation. As a major challenge, it is essential to fight for a critical professional project
to guide social workers, so they can amplify the right of citizens to access information
essential for them, taking into account the neoconservative and proto-fascist wave that
has been depriving rights, distorting data and facts, and camouflaging reality | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Direito à Informação | por |
dc.subject | AAPECAN | por |
dc.subject | Serviço Social | por |
dc.subject | Right to information | eng |
dc.subject | Social Work. | eng |
dc.title | Socialização da informação: uma ferramenta de mediação e resistência usada pelo Serviço Social no acesso a direitos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Serviço Social. | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de reflexões obtidas no Estágio
Obrigatório em Serviço Social realizado na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer
(AAPECAN) e ao longo do curso a partir dos debates que articulam as três dimensões
constitutivas da profissão: teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político. Este
trabalho encontra-se ancorado no Método Dialético Crítico, utilizando-se da pesquisa
documental em leis, projetos, relatórios e documentos institucionais, revisão bibliográfica
em diferentes fontes como livros, revistas científicas, artigos, dentre outros materiais que
abordam o tema além da observação durante o projeto de intervenção. A partir da
experiência teórico-prática, percebeu-se que a população usuária dos serviços públicos
demanda acesso a informações quanto a seus direitos. Nesse sentido, busca-se, por
meio deste estudo dar visibilidade ao direito e acesso à informação com qualidade. Diante
de um contexto de pandemia que impactou o mundo e da proliferação de “fake news” que
refletem na realidade cotidiana, coloca-se o desafio para as equipes profissionais de
garantirem o acesso à informação como direito indispensável para o exercício da
cidadania, para o fortalecimento da democracia e na busca de uma sociedade mais
equânime. Aos assistentes sociais que compõem as equipes intersetoriais, existem
diversas possibilidades estratégicas dentro da dimensão pedagógica de sua atuação bem
como constitui um dever na relação com os usuários a democratização das informações
para maior participação social. Como maior desafio, destaca-se a necessidade de defesa
do projeto profissional crítico para nortear o trabalho profissional dos assistentes sociais
na direção da ampliação do direito às informações indispensáveis à participação dos
usuários, diante da ofensiva neoconservadora e protofascista que vem privando direitos,
distorcendo dados/fatos e dissimulando a realidade | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |