Entre o empoderamento e a precariedade: o empreendedorismo feminino no setor de vendas diretas de cosméticos
Fecha
2023-01-31Primeiro membro da banca
Orchad, Maria Soledad Etcheverry
Segundo membro da banca
Campos, Rosana Soares
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A partir dos anos 1970 ocorreram uma série de transformações na sociedade e no mundo do
trabalho que marcaram o início da etapa flexível da acumulação capitalista. Essas
transformações representaram um aumento significativo da precarização do trabalho através do
processo de flexibilização do trabalho. Esse processo foi acompanhado pelo crescimento do
setor de serviços e pelo aumento da participação feminina na força de trabalho. É nesse contexto
que o empreendedorismo se propaga como alternativa. A partir do trabalho de revendedoras de
cosméticos da empresa Mary Kay localizadas no Rio Grande do Sul e da literatura gestorial,
esta pesquisa visa analisar a relação entre empreendedorismo, flexibilidade e informalidade,
buscando compreender em que medida o empreendedorismo feminino se insere na fronteira
entre o empoderamento e/ou precariedade, de modo a analisar a reprodução das desigualdades
e/ou as possibilidades emancipatórias dessa forma de inserção laboral. A partir de entrevistas e
de pesquisa documental, esta pesquisa busca compreender os aspectos que compõem o trabalho
de consultoras Mary Kay, problematizando sua definição como empreendedorismo feminino e
analisando, no caso em questão, como se configura este empreendedorismo e o espaço que ele
ocupa na reprodução das desigualdades de gênero e na emancipação das mulheres.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: