dc.contributor.advisor | Santos, Osmar Marchi dos | |
dc.creator | Suszek, Fillipi de Paiva | |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T12:02:49Z | |
dc.date.available | 2023-03-03T12:02:49Z | |
dc.date.issued | 2023-02-16 | |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28030 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Computação, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Augmented reality (AR), often used for creating games and apps that blend the real and digital world, also offers significant advantages for the teaching and learning process. It allows students to interact with concepts in a way that would not be possible just through books, contributing to better academic results and increasing student engagement in the classroom. Therefore, the use of AR in aerospace training becomes essential to offer a more interactive and immersive learning experience. With this in mind, this work sought to develop an AR app for the iOS and iPadOS operating systems, with the goal of assisting the practice of future professionals in assembling and maintaining the NanosatC-BR1 in the aerospace industry. The development of the app is directed towards Apple devices such as iPhones and iPads due to more robust support for technologies such as advanced cameras, LiDAR, and other sensors important for AR, while hardware specifications vary widely among different manufacturers in the case of Android devices. To this end, the Xcode IDE was used and, from it, the Swift programming language was used. The development of the app involved 5 steps: definition of the concept and objectives, choosing a development tool that will provide anchoring methods; creation or acquisition of content; animation; development of user interaction; and implementation of the app. As a result, it was possible to realize that AR, combined with teaching and learning, is an exceptional tool, especially in the aerospace industry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Realidade Aumentada | por |
dc.subject | Treinamento Aeroespacial | por |
dc.subject | NanosatCBR1 | por |
dc.subject | Aplicativo | por |
dc.subject | Manutenção e Montagem | por |
dc.subject | Augmented Reality | eng |
dc.subject | Aerospace Training | eng |
dc.subject | Application | eng |
dc.subject | Assembly and Maintenance | eng |
dc.title | Desenvolvimento de aplicativos para realidade aumentada na plataforma iOS | por |
dc.title.alternative | Development of augmented reality apps on the iOS platform | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Computação | por |
dc.description.resumo | A realidade aumentada (RA), frequentemente utilizada para a criação de jogos e aplicativos que misturam o mundo real e o digital, também oferece vantagens significativas para o processo de ensino-aprendizagem. Ela permite que os alunos interajam com conceitos de uma maneira que não seria possível apenas através de livros, contribuindo para melhores resultados acadêmicos e aumentando o engajamento dos discentes em sala de aula. Assim sendo, o uso da RA no treinamento aeroespacial torna-se essencial para oferecer uma experiência de aprendizado mais interativa e imersiva. Diante disso, este trabalho buscou desenvolver um aplicativo de RA para os sistemas operacionais iOS e iPadOS, com o objetivo de auxiliar a prática de futuros profissionais na montagem e manutenção do NanosatC-BR1, na área aeroespacial. O desenvolvimento do aplicativo é direcionado para dispositivos da Apple, como iPhones e iPads, devido ao suporte mais robusto a tecnologias como câmeras avançadas, LiDAR e outros sensores importantes para a RA, enquanto que as especificações do hardware variam amplamente entre os diferentes fabricantes no caso de dispositivos Android. Para tanto, foi utilizada a IDE Xcode e, a partir dela, utilizou-se a linguagem de programação Swift. O desenvolvimento do aplicativo envolveu 5 etapas, sendo elas: definição do conceito e objetivos, escolha de uma ferramenta de desenvolvimento que irá prover formas de ancoragem; criação ou aquisição de conteúdo; animação; desenvolvimento da interação do usuário; e implementação do aplicativo. Como resultado, foi possível perceber que a RA, aliada ao ensino e à aprendizagem, é uma ferramenta excepcional, especialmente na área aeroespacial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |