dc.creator | Scremin, Ana Luiza Xavier | |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T14:25:21Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T14:25:21Z | |
dc.date.issued | 2020-03-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28114 | |
dc.description.abstract | Divorce is one of the changes in the family's life cycle that most changes daily, increasing the
complexity of family relationships. It characterizes the end of a relationship that did not work,
but it also allows these couples to seek a new loving relationship, thus characterizing a
remarriage. This is a new way of starting a family, since most couples who divorce have
children and adolescents. When there are children in a remarriage, a new figure, called
stepmother, is inserted. Unlike in the past, where the stepmother entered the family as a
substitute for the maternal figure through the husband's widowhood, today, mothers and
stepmothers coexist in the same family system, they can even coexist and share tasks in
relation to stepchildren. As for the stepmother, when cohabiting with the children, she can
take on some parental care, arising from the daily needs in relation to her stepchildren. The
present study is a Collective Case Study, carried out with three families, composed of
stepmother, father and at least one child at the time of cohabitation with the stepmother,
which aimed to understand the experience of stepmothers in relation to parental functions and
coparenting with the father of children or teenagers. For this, semi-structured interviews were
conducted adapted to each family member and carried out individually with each participant.
Two drawings were proposed for children and adolescents; the first, that of his family and the
second in a moment with his stepmother. This dissertation is divided into two sections, the
first containing a brief review of the literature, addressing the subject studied, with the method
adopted and the characteristics of the participants, to provide a better understanding of the
theme and the cases studied. The second section is divided into two articles with a discussion
of the data obtained in conducting the research. Lastly, the final considerations of the
dissertation, the references used and the appendices. It was concluded that stepmothers, when
assuming responsibilities in relation to their stepchildren, sharing with father the tasks of
education and care, reinforce the family bond, feeling part of a “normal family” with love,
affection and some conflicts arising from the coexistence and intimacy. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Madrasta | por |
dc.subject | Relações familiares | por |
dc.subject | Coparentalidade | por |
dc.subject | Stepmother | eng |
dc.subject | Family relations | eng |
dc.subject | Coparenting | eng |
dc.title | Funções parentais desempenhada por madrastas e a coparentalidade do novo casal | por |
dc.title.alternative | Parental functions performed by madrastas and the coparentality of the new couple | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O divórcio é uma das mudanças do ciclo de vida da família que mais causa
transformações no dia a dia, aumentando a complexidade das relações familiares. Ele
caracteriza o fim de uma relação que não deu certo, mas também possibilita que esses casais
busquem um novo relacionamento amoroso, caracterizando assim um recasamento. Esta é
uma nova forma de constituir-se família, visto que a maior parte dos casais que se divorcia,
possuem filhos crianças e adolescentes. Quando há filhos em um recasamento, ocorre a
inserção de uma nova figura, denominada madrasta. Diferente de antigamente, que a madrasta
entrava na família como substituição da figura materna através da viuvez do marido, hoje,
mães e madrastas coexistem em um mesmo sistema familiar, inclusive podem conviver e
dividir tarefas em relação aos enteados. Quanto à madrasta, quando coabita com as crianças,
pode assumir alguns cuidados parentais, advindos das necessidades diárias em relação aos
enteados. O presente estudo é um Estudo de Caso Coletivo, realizado com três famílias,
composta por madrasta, pai e pelo menos um filho criança no momento da coabitação com a
madrasta, que objetivou compreender a experiência das madrastas em relação às funções
parentais e a coparentalidade com o pai das crianças ou adolescentes. Para isso, foram
realizadas entrevistas semiestruturadas adaptadas a cada membro familiar e realizadas
individualmente com cada participante. Para as crianças e adolescentes foram propostos dois
desenhos; o primeiro, o de sua família e o segundo em um momento com a madrasta. A
presente dissertação está dividida em duas seções, a primeira contendo uma breve revisão da
literatura, abordando a temática estudada, com o método adotado e as características dos
participantes, para proporcionar uma melhor compreensão do tema e dos casos estudados. A
segunda seção está divida em dois artigos com a discussão dos dados obtidos na realização da
pesquisa. Por fim, as considerações finais da dissertação, as referências utilizadas e os
apêndices. Concluiu-se que as madrastas ao assumirem responsabilidades em relação aos
enteados, compartilhando com os pais as tarefas de educação e cuidados reforçam o vínculo
familiar, sentindo-se parte de uma “família normal” com afeto, carinho e alguns conflitos
advindos da convivência e intimidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Caroline Rubin Rossato | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1255468125800328 | por |
dc.contributor.referee1 | Falcke, Denise | |
dc.contributor.referee2 | Arpini, Dorian Mônica | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8208394201578199 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |