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dc.contributor.advisorSiqueira, Aline Cardoso
dc.creatorFlores, Shaiane Caetano
dc.date.accessioned2023-03-08T14:36:01Z
dc.date.available2023-03-08T14:36:01Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationFLORES, S. C. Percepção do processo de adaptação às novas atribuições do cargo de motorista de transporte coletivo urbano do estado do Rio Grande do Sul. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28115
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia , RS, 2023.por
dc.description.abstractUrban public transport is a service that is part of the daily routine of the population and during the period of the COVID-19 pandemic, the transport sector did not close its activities. Public transport companies have adapted to economic changes by developing strategies to reduce costs, such as reducing fleets, reducing timetables and reducing the number of drives. These changes provoked an increase in the activities of the driver. Thus, the present study aimed to evaluate the process of adapting to the new assignments of bus drivers, seeking to understand how these factors impact the health and quality of life of workers. This is a qualitative research, in which two urban bus drivers participated. A semi-structured interview script was used to collect reports and information from volunteer drivers, the data were analyzed from the Grounded Theory. As a result of the analysis of the interviews, it was observed that the increase in tasks and the absence of the drivers requires a higher level of attention, making them more worried during the workday. Another identified point is the perception that the performance of the function is not interpreted as a stress factor, however, they feel more affected by feeling incapable of offering quality assistance to the users, generating a feeling of incapacity in the face of the customer service. Thus, it is understood that the overlapping of tasks can increase the pathologies of these workers in the long term. These points demonstrate the importance and the need to provide a quality work environment for bus drivers, since they are a work category that is present in the daily lives of more than half of the population on a daily basis and the health of this worker directly reflects on the delivery of your services.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectestresse e sobreposição de tarefaspor
dc.subjectmotoristas de transporte coletivopor
dc.subjectstress and task overlapeng
dc.subjectpublic transport driverseng
dc.titlePercepção do processo de adaptação às novas atribuições do cargo de motorista de transporte coletivo urbano do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologia.por
dc.description.resumoO transporte coletivo urbano é um serviço que faz parte da rotina diária da população e durante o período de pandemia de COVID-19, o setor de transportes não encerrou suas atividades. As empresas de transporte coletivo adaptaram-se às mudanças econômicas, elaborando estratégias para redução de custos como diminuição de frotas, redução de horários e redução no número de cobradores. Essas mudanças provocaram um aumento nas atividades do motorista. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo conhecer as percepções dos motoristas a respeito das suas condições de trabalho na nova formulação do cargo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual participaram dois motoristas de ônibus urbanos. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada para coletar relatos e informações de motoristas voluntários, os dados foram analisados a partir da Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory. Como resultados da análise das entrevistas, observou-se que o aumento de tarefas e a ausência do cobrador exigiram um maior nível de atenção, deixando-os mais preocupados durante a jornada de trabalho. Outro ponto identificado é a percepção de que o desempenho da função não é interpretado como um fator de estresse, porém, sentem-se mais afetados por sentirem-se incapazes de oferecer um auxílio de qualidade para os usuários, gerando um sentimento de incapacidade frente ao atendimento ao público. Dessa forma, entende-se que a sobreposição de tarefas pode potencializar o aumento de patologias desses trabalhadores a longo prazo, mesmo que esses efeitos estejam minimizados com mudanças em benefícios e vantagens. Esses pontos demonstram a importância e a necessidade de se proporcionar um ambiente laboral de qualidade para os motoristas de ônibus, visto que se trata de uma categoria de trabalho que está presente no cotidiano de mais da metade da população diariamente e a saúde desse trabalhador reflete diretamente na entrega de seus serviços.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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