dc.contributor.advisor | Siqueira, Aline Cardoso | |
dc.creator | Flores, Shaiane Caetano | |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T14:36:01Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T14:36:01Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | FLORES, S. C. Percepção do processo de adaptação às novas atribuições do cargo de motorista de transporte coletivo urbano do estado do Rio Grande do Sul. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28115 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia , RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Urban public transport is a service that is part of the daily routine of the population
and during the period of the COVID-19 pandemic, the transport sector did not close
its activities. Public transport companies have adapted to economic changes by
developing strategies to reduce costs, such as reducing fleets, reducing timetables
and reducing the number of drives. These changes provoked an increase in the
activities of the driver. Thus, the present study aimed to evaluate the process of
adapting to the new assignments of bus drivers, seeking to understand how these
factors impact the health and quality of life of workers. This is a qualitative research,
in which two urban bus drivers participated. A semi-structured interview script was
used to collect reports and information from volunteer drivers, the data were
analyzed from the Grounded Theory. As a result of the analysis of the interviews, it
was observed that the increase in tasks and the absence of the drivers requires a
higher level of attention, making them more worried during the workday. Another
identified point is the perception that the performance of the function is not
interpreted as a stress factor, however, they feel more affected by feeling incapable
of offering quality assistance to the users, generating a feeling of incapacity in the
face of the customer service. Thus, it is understood that the overlapping of tasks can
increase the pathologies of these workers in the long term. These points demonstrate
the importance and the need to provide a quality work environment for bus drivers,
since they are a work category that is present in the daily lives of more than half of
the population on a daily basis and the health of this worker directly reflects on the
delivery of your services. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | estresse e sobreposição de tarefas | por |
dc.subject | motoristas de transporte coletivo | por |
dc.subject | stress and task overlap | eng |
dc.subject | public transport drivers | eng |
dc.title | Percepção do processo de adaptação às novas atribuições do cargo de motorista de transporte coletivo urbano do estado do Rio Grande do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia. | por |
dc.description.resumo | O transporte coletivo urbano é um serviço que faz parte da rotina diária da
população e durante o período de pandemia de COVID-19, o setor de transportes
não encerrou suas atividades. As empresas de transporte coletivo adaptaram-se às
mudanças econômicas, elaborando estratégias para redução de custos como
diminuição de frotas, redução de horários e redução no número de cobradores.
Essas mudanças provocaram um aumento nas atividades do motorista. Dessa
forma, o presente trabalho teve como objetivo conhecer as percepções dos
motoristas a respeito das suas condições de trabalho na nova formulação do cargo.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual participaram dois motoristas de ônibus
urbanos. Foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada para coletar relatos e
informações de motoristas voluntários, os dados foram analisados a partir da Teoria
Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory. Como resultados da análise das
entrevistas, observou-se que o aumento de tarefas e a ausência do cobrador
exigiram um maior nível de atenção, deixando-os mais preocupados durante a
jornada de trabalho. Outro ponto identificado é a percepção de que o desempenho
da função não é interpretado como um fator de estresse, porém, sentem-se mais
afetados por sentirem-se incapazes de oferecer um auxílio de qualidade para os
usuários, gerando um sentimento de incapacidade frente ao atendimento ao público.
Dessa forma, entende-se que a sobreposição de tarefas pode potencializar o
aumento de patologias desses trabalhadores a longo prazo, mesmo que esses
efeitos estejam minimizados com mudanças em benefícios e vantagens. Esses
pontos demonstram a importância e a necessidade de se proporcionar um ambiente
laboral de qualidade para os motoristas de ônibus, visto que se trata de uma
categoria de trabalho que está presente no cotidiano de mais da metade da
população diariamente e a saúde desse trabalhador reflete diretamente na entrega
de seus serviços. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |