Patrimônio cultural de Silveira Martins: proposta de atividades didáticas para Ensino Fundamental, Anos Iniciais
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Data
2022-10-26Primeiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Segundo membro da banca
Lopes, Thainá Castro Costa Figueiredo
Metadata
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A presente dissertação de Mestrado, apresentada no Programa de Pós-graduação
Profissional em Patrimônio Cultural, com a seguinte linha de pesquisa em História e
Educação Patrimonial possui como objetivo central, promover a compreensão do
conceito de Patrimônio-Cultural para alunos do 4º ano da Escola Municipal de
Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, a partir da implementação de
atividades didáticas, do qual resultou como produto final uma sequência didática
para professores. De todo o modo, denota-se que ao elaborar estratégias acerca da
Educação Patrimonial, o docente estimula o aluno a uma viagem ao passado, do
qual reflete diretamente no contexto contemporâneo de sociedade, através de
heranças culturais, legado e memória. A partir das estratégias diretamente
envolvidas, a formação de uma consciência voltada à preservação e valorização dos
processos de memória, automaticamente torna os alunos aptos para o exercício de
cidadania, sem que haja perecimento da identidade de determinada comunidade.
Consequentemente, as temáticas desenvolvidas e descritas ao longo da sequência
didática, promovem uma reflexão mais aprofundada sobre um conhecimento do
verdadeiro “eu”, tanto por parte do docente, quanto por parte do aluno, e envolvendo
diretamente a comunidade em geral. Tais concepções, partem do pressuposto
essencial de pertencimento e memória, dos quais remetem às antigas heranças
deixadas por gerações passadas. De todo modo, ao envolver aspectos e fatos
históricos, tal como a imigração italiana, a formação de Silveira Martins-RS e Quarta
Colônia, bem como na atualidade do Geoparque, são meios de reviver o início da
organização de sociedade. Tudo possui um início, e este início fez por surgir a
identidade e “marca” única dessa comunidade, justificando com isso, que outras
ações mais, sejam levadas em consideração para que promova uma
conscientização geral acerca da temática de cuidados, valorização, preservação do
Patrimônio-Cultural.
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