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dc.contributor.advisorRosa, Robson Machado da
dc.creatorPrestes, Gabriel Garlet
dc.date.accessioned2023-03-13T13:27:29Z
dc.date.available2023-03-13T13:27:29Z
dc.date.issued2023-01-25
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28162
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractFinancial education is the process by which individuals and society improve their understanding of financial concepts and products so that, through information, training and instruction, they can develop the values and skills necessary to be more aware of the opportunities and risks involved. Therefore, in this context, the study seeks to answer the following problem: Does financial education influence the population to save their income? For this, it was necessary to investigate whether financial education influences citizens in the act of saving their income. To achieve the objective, it was necessary to measure financial education and collect data on the act of saving. These data were collected through a questionnaire applied to professionals and students in the area of accounting in the city of Santa Maria - RS. With this, it was possible to verify whether financial education influences the act of saving. This research has a descriptive character and to analyze the data, statistical regression analysis was used from Excel spreadsheets and SPSS software. Linear regression analysis was applied to test the study hypotheses. As the main result obtained, the individual's income and level of financial education positively influence the citizen's savings rate. As future works, it is intended to increase the sample and apply the study in more areas and educational institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContabilidade Financeirapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectPoupançapor
dc.subjectFinancial Accoutingeng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectSavingseng
dc.titleEducação financeira e o ato de poupar renda: evidências de Santa Maria – RSpor
dc.title.alternativeFinancial education and the act of saving financial income: evidence from Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA educação financeira é o processo pelo qual os indivíduos e a sociedade melhoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros para que, por meio de informação, treinamento e instrução, possam desenvolver valores e habilidades necessárias para estarem mais atentos às oportunidades e riscos envolvidos. Portanto, neste contexto o estudo procura responder a seguinte problemática: A educação financeira influencia a população em poupar sua renda? Para isso foi necessário investigar se a educação financeira influencia o cidadão no ato de poupar sua renda. Para atingir o objetivo foi necessário medir a educação financeira e levantar dados sobre o ato de poupar. Esses dados foram coletados através de um questionário aplicado a profissionais e discentes da área da contabilidade na cidade de Santa Maria - RS. Com isso foi possível verificar se a educação financeira influencia o ato de poupar. Esta pesquisa tem um caráter descritivo, de levantamento e quantitativo, visto que para analisar os dados foi utilizada análise de correlação e regressão linear múltipla a partir do software SPSS. Aplicou-se a análise de regressão linear para testar as hipóteses do estudo. Como principal resultado obtido destaca-se que a renda e o nível de educação financeira do indivíduo influenciam positivamente a taxa de poupança do cidadão. Esse resultado aponta para o fato que um conhecimento específico, no caso, o financeiro, tem papel fundamental na determinação da taxa de poupança. Corroborando com a teoria do capital humano, onde é destacado que quanto maior os índices de conhecimento financeiro, maior o poder de gerar riquezas. Como trabalhos futuros, pretende-se aumentar a amostra e aplicar o estudo em mais áreas e instituições de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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