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dc.contributor.advisorSantos, Tiago dos
dc.creatorCamardelo, Pedro Henrique Casarin
dc.date.accessioned2023-03-15T12:28:36Z
dc.date.available2023-03-15T12:28:36Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationCAMARDELO, P. H. C. Análise numérica da indentação dinâmica de materiais elasto-viscoplásticos revestidos. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28201
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023por
dc.description.abstractTwo issues of great importance in today’s aerospace industry are collision with debris in the space environment and the high temperatures to which re-entry capsules are exposed. For both cases, there are solutions related to the application of a coating on risk components, justifying the great importance of the mechanical characterization of coated specimens. Furthermore, for the two cited applications, the observed velocities are quite high, leading to the need to consider their effects during the design phases. A very common method to carry out the characterization of engineering materials is the indentation tests, the dynamic ones being indicated for cases where the indentation rate has relevance. Due to the high complexity of carrying out tests of this type, as well as the difficulty in obtaining analytical solutions for the problem, it becomes very interesting to carry out simulations to characterize the materials. Thus, the present work aims to carry out numerical analyzes of the indentation process of coated elasto-viscoplastic materials. The simulations were performed using the finite element method, where the commercial software Abaqus was used. To understand the influence of parametric variations on the behavior of the specimen, alterations were made in the thickness, modulus of elasticity and yield stress of the coating, as well as changes in the indentation speed. Based on the analyses, the loading curves vs. depth of indentation, as well as stress fields and accumulated plastic strain were evaluatedeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCaracterização mecânicapor
dc.subjectMateriais elasto-viscoplásticospor
dc.subjectRevestimentopor
dc.subjectIndentação dinâmicapor
dc.subjectMétodo dos elementos finitospor
dc.subjectMechanical characterizationeng
dc.subjectElasto-viscoplastic materialseng
dc.subjectCoatingeng
dc.subjectDynamic indentationeng
dc.subjectFinite element methodeng
dc.titleAnálise numérica da indentação dinâmica de materiais elasto-viscoplásticos revestidospor
dc.title.alternativeNumerical analysis of the dynamic indentation of coated elasto-viscoplastic materialseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoDois problemas de grande importância no setor aeroespacial atual são a colisão com detritos em ambiente espacial e as altas temperaturas às quais as cápsulas de reentrada ficam expostas. Para ambos os casos, soluções relacionadas a aplicação de um revestimento nos componentes de risco são existentes, justificando a grande importância da caracterização mecânica de corpos de prova revestidos. Além disso, para as duas aplicações citadas, as velocidades observadas são bastante elevadas, levando a necessidade de se considerar seus efeitos durante as fases de projeto. Um método muito comum para realizar a caracterização de materiais de engenharia são os ensaios de indentação, sendo os dinâmicos indicados para os casos em que a taxa de indentação possui relevância. Devido à alta complexidade da realização de ensaios deste tipo, assim como da dificuldade na obtenção de soluções analíticas para o problema, se torna muito interessante a realização de simulações para fazer a caracterização dos materiais. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo a realização de análises numéricas do processo de indentação de materiais elasto-viscoplásticos com revestimento. As simulações foram realizadas utilizando o método dos elementos finitos, através do software comercial Abaqus. Visando compreender a influência de variações paramétricas no comportamento do corpo de prova, foram realizadas modificações na espessura, módulo de elasticidade e tensão de escoamento do revestimento, assim como mudanças na velocidade de indentação. A partir das análises, as curvas de carregamento vs. profundidade de indentação e os campos de tensão equivalente e de deformação plástica acumulada foram avaliados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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