dc.contributor.advisor | Santos, Tiago dos | |
dc.creator | Camardelo, Pedro Henrique Casarin | |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T12:28:36Z | |
dc.date.available | 2023-03-15T12:28:36Z | |
dc.date.issued | 2023-02-10 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | CAMARDELO, P. H. C. Análise numérica da indentação dinâmica de materiais elasto-viscoplásticos revestidos. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28201 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023 | por |
dc.description.abstract | Two issues of great importance in today’s aerospace industry are collision with debris in the
space environment and the high temperatures to which re-entry capsules are exposed. For
both cases, there are solutions related to the application of a coating on risk components,
justifying the great importance of the mechanical characterization of coated specimens.
Furthermore, for the two cited applications, the observed velocities are quite high, leading
to the need to consider their effects during the design phases. A very common method to
carry out the characterization of engineering materials is the indentation tests, the dynamic
ones being indicated for cases where the indentation rate has relevance. Due to the high
complexity of carrying out tests of this type, as well as the difficulty in obtaining analytical
solutions for the problem, it becomes very interesting to carry out simulations to characterize
the materials. Thus, the present work aims to carry out numerical analyzes of the
indentation process of coated elasto-viscoplastic materials. The simulations were performed
using the finite element method, where the commercial software Abaqus was used.
To understand the influence of parametric variations on the behavior of the specimen, alterations
were made in the thickness, modulus of elasticity and yield stress of the coating, as
well as changes in the indentation speed. Based on the analyses, the loading curves vs.
depth of indentation, as well as stress fields and accumulated plastic strain were evaluated | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Caracterização mecânica | por |
dc.subject | Materiais elasto-viscoplásticos | por |
dc.subject | Revestimento | por |
dc.subject | Indentação dinâmica | por |
dc.subject | Método dos elementos finitos | por |
dc.subject | Mechanical characterization | eng |
dc.subject | Elasto-viscoplastic materials | eng |
dc.subject | Coating | eng |
dc.subject | Dynamic indentation | eng |
dc.subject | Finite element method | eng |
dc.title | Análise numérica da indentação dinâmica de materiais elasto-viscoplásticos revestidos | por |
dc.title.alternative | Numerical analysis of the dynamic indentation of coated elasto-viscoplastic materials | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | Dois problemas de grande importância no setor aeroespacial atual são a colisão com detritos
em ambiente espacial e as altas temperaturas às quais as cápsulas de reentrada ficam
expostas. Para ambos os casos, soluções relacionadas a aplicação de um revestimento
nos componentes de risco são existentes, justificando a grande importância da caracterização
mecânica de corpos de prova revestidos. Além disso, para as duas aplicações
citadas, as velocidades observadas são bastante elevadas, levando a necessidade de se
considerar seus efeitos durante as fases de projeto. Um método muito comum para realizar
a caracterização de materiais de engenharia são os ensaios de indentação, sendo os dinâmicos
indicados para os casos em que a taxa de indentação possui relevância. Devido
à alta complexidade da realização de ensaios deste tipo, assim como da dificuldade na
obtenção de soluções analíticas para o problema, se torna muito interessante a realização
de simulações para fazer a caracterização dos materiais. Com isso, o presente trabalho
tem como objetivo a realização de análises numéricas do processo de indentação de materiais
elasto-viscoplásticos com revestimento. As simulações foram realizadas utilizando
o método dos elementos finitos, através do software comercial Abaqus. Visando compreender
a influência de variações paramétricas no comportamento do corpo de prova, foram
realizadas modificações na espessura, módulo de elasticidade e tensão de escoamento do
revestimento, assim como mudanças na velocidade de indentação. A partir das análises,
as curvas de carregamento vs. profundidade de indentação e os campos de tensão equivalente
e de deformação plástica acumulada foram avaliados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |