Características e atributos relevantes nas atividades de turismo para o segmento de turistas da terceira idade.
Abstract
O turismo na terceira idade surge como uma forma de contribuir para a saúde emocional,
desenvolvendo a capacidade de se relacionarem, proporcionando o conhecimento de novas culturas,
no seu tempo disponível, sendo motivante quando bem planejado para este segmento de turistas.
Compreender as necessidades dos turistas da terceira idade na percepção destes auxilia na
adequação dos serviços ofertados para atendê-los de forma mais eficaz, por meio da incorporação
dos atributos considerados importantes por este segmento de consumidores. Nesta perspectiva o
objetivo geral deste estudo é Identificar as atitudes, as preferências e os atributos das atividades de
turismo considerados relevantes para o segmento de turistas da terceira idade e, mais
especificamente, (a) verificar quais atitudes são mais frequentes dos turistas da terceira idade, em
relação à frequência de viagens, hospedagem e meios de transporte; (b) compreender os motivos
que levam a terceira idade a participar de atividades turísticas; e, (c) identificar os principais atributos
das atividades de turismo considerados importantes para os turistas da terceira idade. O presente
trabalho baseou-se, metodologicamente em uma pesquisa descritiva e um estudo quantitativo, tendo
por população-alvo os turistas de terceira idade que realizaram viagens em território nacional. A
amostragem do presente trabalho foi por conveniência, onde a amostra foi de 100 turistas de terceira
idade pesquisados. Como resultados contatou-se que este segmento de mercado tem como principal
atributo nas atividades ligadas ao turismo o quesito segurança, podendo isto ser associado ao fato de
que as pessoas da terceira idade possuem grande interesse em praticar atividades agradáveis para o
corpo e à mente, o que inclui o lazer seguro, por meio de viagens.
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