dc.contributor.advisor | Pons, Mônica Elisa Dias | |
dc.creator | Oliveira, Ciro Eduardo Silva de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T17:23:17Z | |
dc.date.available | 2023-03-23T17:23:17Z | |
dc.date.issued | 2022-02-02 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, C.E.S.de. Na trilha do geoparque: divulgação de atrativos por meio do rádio.2022. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28351 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Geotourism is a type of tourist activity carried out in areas of nature, without
excluding urban areas, having the geological evolution of the planet and geodiversity
as main attractions, and seeking to establish a new perspective to tourist visitation,
beyond mere scenic contemplation, including also biodiversity and local culture, and
being intrinsically linked to sustainability and environmental preservation. Geotourism
has gained prominence around the world in the last two decades, with the creation of
geoparks recognized by UNESCO, which are territories with unique geological
characteristics, which combine sustainable development with geoheritage protection.
Since 2018, UFSM and UNIPAMPA, in partnership with the government and the local
community, have been joining efforts to create the Caçapava do Sul Geopark. This
experimental work aims to contribute to the promotion of the Geopark Caçapava do
Sul through advertising spots, broadcast on radio. In methodological terms, the work
is divided into two stages. The first one, of an exploratory bibliographic character,
serves as a subsidy for the structuring of the theoretical part of the work, in which the
possible relationship between radio and tourism is described, and important concepts
are presented, such as spot, geopark, geoconservation, geodiversity, geoheritage
and geotourism. The way in which the geopark project is being developed is also
described and the selected geosites to compose the spots are indicated, justifying
their choice. from the analysis of 46 geosites, considering the indices of educational
value, tourist value and value of need for protection (BORBA, et al., 2013). The
second stage of the work, of a practical nature, consisted of producing the scripts for
spots, followed by recording and editing the advertising pieces. As a result, ten spots
were obtained, on nine geosites and an activity commonly practiced in some of these
geosites: climbing | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geoparque Caçapava do Sul | por |
dc.subject | Geoturismo | por |
dc.subject | Divulgação turística | por |
dc.subject | Spot | por |
dc.subject | Rádio | por |
dc.subject | Caçapava do Sul Geopark | eng |
dc.subject | Geotourism | eng |
dc.subject | Tourist marketing | eng |
dc.title | Na trilha do geoparque: divulgação de atrativos por meio do rádio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo | por |
dc.description.resumo | O geoturismo é uma modalidade de atividade turística realizada em áreas de
natureza, sem excluir áreas urbanas, tendo a evolução geológica do planeta e a
geodiversidade como principais atrativos, e buscando estabelecer uma nova
perspectiva à visitação turística, para além da mera contemplação cênica, incluindo
também a biodiversidade e a cultura local, e estando intrinsecamente ligado à
sustentabilidade e preservação ambiental. O geoturismo passou a ganhar destaque
em todo mundo nas últimas duas décadas, com a criação de geoparques
reconhecidos pela UNESCO, e que são territórios com características geológicas
singulares, que combinam desenvolvimento sustentável com proteção ao
geopatrimônio. Desde 2018, a UFSM e a UNIPAMPA, em parceria com o poder
público e a comunidade local, vêm somando esforços para a criação do Geoparque
Caçapava do Sul. O presente trabalho, de cunho experimental, tem o objetivo de
contribuir para a promoção do Geoparque Caçapava do Sul através de spots
publicitários, veiculados em rádios. Em termos metodológicos, o trabalho divide-se
em duas etapas. A primeira delas, de caráter bibliográfico exploratório, serve como
subsídio para a estruturação da parte teórica do trabalho, na qual é descrita a
relação possível entre rádio e turismo, e são apresentados conceitos como spot,
geoparque, geoconservação, geodiversidade, geopatrimônio e geoturismo. Também
é descrita a maneira como está sendo desenvolvido o projeto do geoparque e são
indicados os geossítios selecionados para compor os spots, justificando sua
escolha. a partir da análise de 46 geossítios, considerando os índices de valor
educativo, valor turístico e valor de necessidade de proteção (BORBA, et al., 2013).
A segunda etapa do trabalho, de ordem prática, consistiu na produção dos roteiros
de spots, seguida da gravação e edição das peças publicitárias. Como resultados,
foram obtidos dez spots, sobre nove geossítios e uma atividade comumente
praticada em alguns desses geossítios: a escalada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |