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dc.contributor.advisorPons, Mônica Elisa Dias
dc.creatorOliveira, Ciro Eduardo Silva de
dc.date.accessioned2023-03-23T17:23:17Z
dc.date.available2023-03-23T17:23:17Z
dc.date.issued2022-02-02
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C.E.S.de. Na trilha do geoparque: divulgação de atrativos por meio do rádio.2022. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28351
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, RS, 2022.por
dc.description.abstractGeotourism is a type of tourist activity carried out in areas of nature, without excluding urban areas, having the geological evolution of the planet and geodiversity as main attractions, and seeking to establish a new perspective to tourist visitation, beyond mere scenic contemplation, including also biodiversity and local culture, and being intrinsically linked to sustainability and environmental preservation. Geotourism has gained prominence around the world in the last two decades, with the creation of geoparks recognized by UNESCO, which are territories with unique geological characteristics, which combine sustainable development with geoheritage protection. Since 2018, UFSM and UNIPAMPA, in partnership with the government and the local community, have been joining efforts to create the Caçapava do Sul Geopark. This experimental work aims to contribute to the promotion of the Geopark Caçapava do Sul through advertising spots, broadcast on radio. In methodological terms, the work is divided into two stages. The first one, of an exploratory bibliographic character, serves as a subsidy for the structuring of the theoretical part of the work, in which the possible relationship between radio and tourism is described, and important concepts are presented, such as spot, geopark, geoconservation, geodiversity, geoheritage and geotourism. The way in which the geopark project is being developed is also described and the selected geosites to compose the spots are indicated, justifying their choice. from the analysis of 46 geosites, considering the indices of educational value, tourist value and value of need for protection (BORBA, et al., 2013). The second stage of the work, of a practical nature, consisted of producing the scripts for spots, followed by recording and editing the advertising pieces. As a result, ten spots were obtained, on nine geosites and an activity commonly practiced in some of these geosites: climbingeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeoparque Caçapava do Sulpor
dc.subjectGeoturismopor
dc.subjectDivulgação turísticapor
dc.subjectSpotpor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectCaçapava do Sul Geoparkeng
dc.subjectGeotourismeng
dc.subjectTourist marketingeng
dc.titleNa trilha do geoparque: divulgação de atrativos por meio do rádiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismopor
dc.description.resumoO geoturismo é uma modalidade de atividade turística realizada em áreas de natureza, sem excluir áreas urbanas, tendo a evolução geológica do planeta e a geodiversidade como principais atrativos, e buscando estabelecer uma nova perspectiva à visitação turística, para além da mera contemplação cênica, incluindo também a biodiversidade e a cultura local, e estando intrinsecamente ligado à sustentabilidade e preservação ambiental. O geoturismo passou a ganhar destaque em todo mundo nas últimas duas décadas, com a criação de geoparques reconhecidos pela UNESCO, e que são territórios com características geológicas singulares, que combinam desenvolvimento sustentável com proteção ao geopatrimônio. Desde 2018, a UFSM e a UNIPAMPA, em parceria com o poder público e a comunidade local, vêm somando esforços para a criação do Geoparque Caçapava do Sul. O presente trabalho, de cunho experimental, tem o objetivo de contribuir para a promoção do Geoparque Caçapava do Sul através de spots publicitários, veiculados em rádios. Em termos metodológicos, o trabalho divide-se em duas etapas. A primeira delas, de caráter bibliográfico exploratório, serve como subsídio para a estruturação da parte teórica do trabalho, na qual é descrita a relação possível entre rádio e turismo, e são apresentados conceitos como spot, geoparque, geoconservação, geodiversidade, geopatrimônio e geoturismo. Também é descrita a maneira como está sendo desenvolvido o projeto do geoparque e são indicados os geossítios selecionados para compor os spots, justificando sua escolha. a partir da análise de 46 geossítios, considerando os índices de valor educativo, valor turístico e valor de necessidade de proteção (BORBA, et al., 2013). A segunda etapa do trabalho, de ordem prática, consistiu na produção dos roteiros de spots, seguida da gravação e edição das peças publicitárias. Como resultados, foram obtidos dez spots, sobre nove geossítios e uma atividade comumente praticada em alguns desses geossítios: a escalada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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