Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Carmen Brum
dc.creatorSpellmeier, Júlia Possebon
dc.date.accessioned2023-03-23T18:21:07Z
dc.date.available2023-03-23T18:21:07Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2023-01-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28359
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe solar energy market has experienced record growth worldwide in recent years. Consequently, the number of manufactured and installed photovoltaic equipment grows at the same rate. Over the years, such equipment has approached its end of life (End-of-life, EoL). The sustainability of photovoltaic technology is put at stake when EoL PV is highlighted since it is found with a gap all over the world. This theme needs studies and discussions, evidenced as a segment with great potential for development. In this sense, the present study aims to create, deliver and capture value to EoL FV by developing a business model. As specific objectives, this study brings to the forefront the contextualization of the Critical Success Factors (CSF) that drive competitiveness in EoL PV to fill the existing gap in EoL PV. In the background is mapping the relationship between EoL FV and its agents in the value chain. Thirdly, through statistical content analysis, opinion-taking with sector agents about the EoL FV. Finally, to propose a business model through the Business Model Canvas (BMC) to be successful and achieve the expected results in terms of the sustainability and competitiveness of the sector, for which the Minimum Viable Product (MVP) technique will be applied to the business model prototype.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFinal de vida útilpor
dc.subjectSistemas Fotovoltaicospor
dc.subjectModelo de Negóciopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectEnd of Lifeeng
dc.subjectPhotovoltaic Systemseng
dc.subjectBusiness Model Canvaseng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.titleConcepção de um modelo de negócios para o desempenho competitivo do final da vida útil de sistemas fotovoltaicospor
dc.title.alternativeConception of a business model for the competitive performance of the end of useful life of photovoltaic systemseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoO mercado de energia solar experimentou um crescimento recorde nos últimos anos em todo o mundo. Consequentemente, o número de equipamentos fotovoltaicos sendo fabricados e instalados cresce na mesma proporção. Tais equipamentos, com o passar dos anos, se aproximam do seu final de vida útil (End-of-life, EoL). A sustentabilidade da tecnologia fotovoltaica é colocada em pauta quando se evidencia o EoL FV, visto que o mesmo é encontrado com uma lacuna em todo o mundo. Essa temática carece de estudos e discussões e é evidenciado como um segmento com grande potencial de desenvolvimento. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo, portanto, criar, entregar e compartilhar valor ao EoL FV através do desenvolvimento de um modelo de negócios. Como objetivos específicos, esse estudo traz em primeiro plano a contextualização dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que impulsionam a competitividade no EoL FV, a fim de preencher a lacuna existente no EoL FV. Em segundo plano, o mapeamento do relacionamento entre o EoL FV e seus agentes na cadeia de valor. Em terceiro plano, a tomada de opinião com agentes do setor acerca do EoL FV, através de uma análise estatística de conteúdo. Por fim, propor um modelo de negócios, através do Business Model Canvas (BMC) para obter êxito e alcançar os resultados esperados quanto à sustentabilidade e competitividade do setor, para isso aplicar-se-á a técnica do Minimum Viable Product (MVP) sobre do modelo de negócios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto