Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRabenschlag, Denis Rasquin
dc.creatorFontoura, Caio Flávio Russo da
dc.date.accessioned2023-03-23T18:21:14Z
dc.date.available2023-03-23T18:21:14Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28360
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2023.por
dc.description.abstractAnticipating demand is a technique that underlies the strategic planning of a company, because it enables the optimization of inventories and consequently becomes a differential for each enterprise due to the agility of customer service that the tool provides. This research presents a case study of demand forecasting conducted in a health industry located in the interior of Rio Grande do Sul, which had an exponential growth in sales of a family of products, and aims to propose a demand forecast model and analyze the behavior of the results obtained. With the data analysis it was possible to suggest the best demand forecasting model for the product family. Due to the behavior of the analyzed demand, the method used was exponential moving average. After the definition of the model, the predictions for the future period of each product were made and validated by the 4MAD technique. Through the analysis of the behavior of the graphs obtained, it was verified that the products in general present few forecast errors and that the demand suffered strong impacts due to external conditions of the market.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrevisão de demandapor
dc.subjectPlanejamento e Controle da Produçãopor
dc.subjectMédia Móvel Exponencial.por
dc.subjectDeamnd forecasteng
dc.subjectPlanning and production controleng
dc.subjectExponential Moving Averageeng
dc.titleAnálise e previsão de demanda para vendas em uma indústria da saúdepor
dc.title.alternativeDemand analysis and forecast for sales in a healthcare industryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoAntecipar a demanda é uma técnica que fundamenta o planejamento estratégico de uma empresa, pois possibilita a otimização de estoques e consequentemente se torna um diferencial para cada empreendimento em decorrência da agilidade do atendimento ao cliente que a ferramenta proporciona. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso de previsão de demanda realizado em uma indústria do ramo da saúde localizada no interior do Rio Grande do Sul, que teve um exponencial crescimento nas vendas de uma família de produtos, e tem por objetivo propor um modelo de previsão de demanda e analisar o comportamento dos resultados obtidos. Com a análise dos dados foi possível sugerir o melhor modelo de previsão de demanda para a família de produtos. Devido ao comportamento da demanda analisada o método utilizado foi o de Média Móvel Exponencial. Após a definição do modelo foi realizado as previsões para o período futuro de cada produto e validadas pela técnica 4MAD. Através da análise do comportamento dos gráficos obtidos, verificou-se que os produtos em geral apresentam poucos erros de previsão e que a demanda sofreu fortes impactos em decorrência a condições externas do mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto