Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Mario Fernando de
dc.creatorPedroso, Greiciéli Fonseca
dc.date.accessioned2023-03-23T18:22:15Z
dc.date.available2023-03-23T18:22:15Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023-01-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28364
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2023.por
dc.description.abstractRetail is a sector in constant growth and transformation and to keep up with the challenges and demands imposed by the new market scenarios, it is necessary for organizations to have strategies to achieve their goals and, in addition, ensure their survival. Thus, using management techniques, this work aims to develop a strategic planning for a retail company of construction materials located in the city of SantiagoRS, which has been active in the market for over 20 years. For that reason, the methodology used is classified as to nature, as applied, as to objectives, as exploratory, as to approach, as quali-quantitative, and as to procedure, as a case study with the objective of developing strategies to boost its business growth. To this end, initially the internal and external environment was analyzed through the SWOT Matrix and, based on the crossing of the information obtained, the objectives and strategies were outlined using the Balanced Scorecard (BSC) methodology to measure and monitor the results by those responsible. Finally, aiming at directing and controlling the company's actions, an action plan was developed, guided by the 5W2H methodology. The result was the strategic planning of the retail company of construction materials based on the mission, vision, and values previously established.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVarejopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectTécnicas de gestãopor
dc.subjectRetaileng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectManagement techniqueseng
dc.titleDesenvolvimento de um planejamento estratégico para uma empresa varejista de materiais de construçãopor
dc.title.alternativeDevelopment of a strategic plan for a retail construction materials companyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoO varejo é um setor em constante crescimento e transformação e, para acompanhar os desafios e exigências impostos pelos novos cenários de mercado é necessário que as organizações tenham estratégias para alcançar seus objetivos e, além disso, garantir sua sobrevivência. Dessa forma, este trabalho tem o intuito de desenvolver, utilizando técnicas de gestão, um planejamento estratégico para uma empresa varejista de materiais de construção situada na cidade de Santiago-RS e ativa no mercado há mais de 20 anos. Assim, a metodologia utilizada se classifica quanto à natureza, como aplicada, quanto aos objetivos, como exploratória, no que se refere à abordagem, como quali-quantitativa e quanto ao procedimento, como estudo de caso com o objetivo de desenvolver estratégias para impulsionar o crescimento do negócio. Para isso, inicialmente foi realizada a análise do ambiente interno e externo através da Matriz SWOT e, com base no cruzamento das informações obtidas, foram traçados os objetivos e estratégias, usando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) para medição e acompanhamento dos resultados pelos responsáveis. Por fim, visando direcionamento e controle das ações da empresa, foi elaborado um plano de ação orientado pela metodologia 5W2H. Como resultado obteve-se o planejamento estratégico da empresa varejista de materiais de construção fundamentado na missão, visão e valores estabelecidos anteriormente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto