dc.contributor.advisor | ceretta, caroline ciliane | |
dc.creator | Amaral, Ricardo Cézar do | |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T17:27:36Z | |
dc.date.available | 2023-03-24T17:27:36Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, R. C. Estudo de demanda para hostel na cidade de Santa Maria, RS/Brasil. 2022. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28381 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Tecnologia em Gestão De Turismo, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The work aims to research the demand for a hostel in Santa Maria (SM) from a
broad context. The choice is due to the historical vocations of accommodation
and its tourist configuration, possible repressed demand for hostel services,
given the absence of this type of accommodation; since it is ideal for a young
and traveling public already identified in it. The objectives are the theoretical
framework of the main dimensions of lodging facilities and their local context,
differentiating them from the hostel theme; research on the potential demand for
hostels in the city, based on identifying the profile characteristics of potential
users; and analysis of the market viability. From the content, it is characterized
as exploratory-descriptive research. The data collection consists of research in
secondary sources, bibliographic and primary type, conceived from the
empirical collection. A descriptive-analytical study was chosen, describing the
market profile in terms of the results. Analyzing the results, evidence that: of the
100 people consulted, 94% would recommend Hostels to others; 77% would
stay in SM in a Hostel; 79.6% motivated by “Leisure tourist trip.” Furthermore, it
is known that they are mainly composed of young people aged between 21 and
30 (39%), single (62%); 39% of people are outsiders (considered tourists) and
of this 6% are from abroad. It was concluded that the city of SM lacks a Hostel
type lodging enterprise. Whether for innovation, identity with local tourism, and
competitiveness with other means of accommodation, the profile of those
interested in accommodation in Hostel de SM was identified, demonstrated
through the objectives achieved, and that there is indeed this demand for the
business. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hostels | por |
dc.subject | Perfil de Demanda | por |
dc.subject | Santa Maria | por |
dc.subject | Demand Profile | eng |
dc.title | Estudo de demanda para hostel na cidade de Santa Maria, RS/Brasil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo | por |
dc.description.resumo | O trabalho tem o propósito de pesquisar sobre a demanda para hostel em
Santa Maria (SM) a partir da contextualização ampla. A escolha se deve aos
fatos de vocações históricas sobre hospedagem e também sua configuração
turística, possível demanda reprimida para os serviços de hostels, dada a
ausência deste tipo de hospedagem; uma vez que é ideal para um público
jovem e itinerante já identificado na mesma. Os objetivos são o relato teórico
das principais dimensões dos meios de hospedagem e seu contexto local,
diferenciando-os do tema hostel; pesquisar sobre a demanda potencial de
hostel na cidade, a partir da identificação das características de perfil dos
usuários potenciais; analisar a viabilidade mercadológica. Do conteúdo,
caracteriza-se como pesquisa exploratório-descritiva. Na coleta de dados,
constitui-se de uma pesquisa em fontes secundárias, tipo bibliográfico e
primário, concebido a partir da coleta empírica. Optou-se pelo estudo analítico
descritivo, descrevendo o perfil mercadológico quanto aos resultados. Tem-se
com a demanda que: das 100 pessoas consultadas, 94% indicariam Hostel
para outras; se hospedaria em um Hostel de SM 77%; 79,6% motivados por
“Viagem turística de lazer”. Além disso, sabe-se que são compostos
principalmente de jovens de 21 a 30 anos (39%); solteiros (as) (62%); 39% de
pessoas são externas (consideradas turistas) e destas 6% são do exterior. Foi
concluído que a cidade de SM carece de um empreendimento de hospedagem
do tipo Hostel. Seja por inovação, identidade para com o turismo local e
competitividade com outros meios de hospedagem; o perfil dos interessados
por hospedagem em Hostel de SM foi identificado, demonstrado através dos
objetivos alcançados e que existe sim esta demanda para o negócio. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |