Programa de cuidado e atenção ao adolescente e à criança em tratamento oncológico: o impacto da extensão universitária na formação acadêmica
Resumen
A Extensão Universitária teve origem no começo do século 20, com o surgimento das
primeiras universidades do Brasil, fazendo parte desde então, da formação de acadêmicos,
caracterizando-se como um processo científico cultural e educativo. Em 2019 a Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), publicou a Normativa N° 06/2019/PROGRAD de 31 de
maio de 2019 que estabeleceu as orientações técnicas para inserção da extensão nos Projetos
Pedagógicos de Cursos de Graduação, além disso, também editou a Resolução N° 003/2019,
que regula a inserção das ações de extensão nos currículos de graduação, visa implementar
ações para concretizar a Meta 12, Estratégia 7 do Plano Nacional de Educação (PNE)
(BRASIL, 2014), a qual assegura um mínimo de 10% do total da carga horária dos currículos
de graduação sejam realizadas em ações extensionistas, as quais devem ser incluídas nos
Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e podem se dar em diversas modalidades. Diante da
importância do papel da extensão na formação acadêmica, bem como na comunidade em que
se insere, este estudo teve como objetivo investigar o impacto da extensão universitária na
formação acadêmica de estudantes bolsistas e voluntários de diversos cursos da UFSM que
participaram do Programa Cuidado e Atenção à Criança e ao Adolescnte em Tratamento
Oncológico (CAACTO) no período compreendido entre 2011 e 2020. Proposto pelo Curso de
Terapia Ocupacional da UFSM, o programa propõe ações interdisciplinares voltadas às
crianças e adolescentes em tratamento oncológico e a seus familiares cuidadores, na
perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH). A pesquisa foi realizada por meio
de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, os dados foram coletados por
meio de Google Forms, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Obtivemos
respostas de 27 dos 239 participantes do programa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de
Ética e Pesquisa da UFSM sob o parecer No 5.091.930/CAAE 52899521.9.0000.5346. Os
resultados mostraram a relevância das ações extensionistas na formação acadêmica dos
participantes do CAACTO tanto no que se refere ao aprendizado das especificidades da
oncologia infantil quanto à prática profissional, o cuidado humanizado e interdisciplinar, bem
como para a comunidade atendida. O estudo teve limitações, tendo em vista que obtivemos
um número de participantes bem inferior ao total de acadêmicos que participaram do
programa. Entretanto, concluiu-se que a extensão ao promover a articulação com o ensino e a
pesquisa tem um papel relevante tanto para a formação acadêmica quanto para reafirmar o
papel social da universidade frente à comunidade.