Literacia/letramento em saúde de cuidadores de idosos: análise da relevância a partir de uma revisão integrativa da literatura
Resumo
Objetivo: Identificar e compreender, na literatura, o nível de letramento em saúde de
cuidadores familiares de idosos e a influência deste marcador nos aspectos provenientes do
cotidiano do cuidado. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que
utilizou como bases de dados SCIELO, LILACS. As estratégias de busca foram realizadas por
meio de descritores DECS (Descritores em Ciências da Saúde). Os descritores utilizados
foram “Letramento em Saúde” e “Cuidador Familiar” e “Idosos”, combinados com o operador
booleano AND. Resultados: A partir das buscas, emergiram cinco artigos (n=5) que
compuseram o estudo. Evidenciou-se que apenas dois artigos (n = 2) contemplaram os
objetivos do presente estudo, investigando e comparando os níveis de letramento dos
cuidadores familiares/ informais em situações do cotidiano e enfrentamento perante o cuidado
do outro. A análise dos estudos permitiu identificar a dificuldades na busca por estudos que
abordem o letramento em saúde especificamente no âmbito do cuidador familiar/informal de
idosos, no entanto, os estudos encontrados nesta pesquisa demonstram que os cuidadores
apresentam maior nível de letramento que os idosos, entretanto, há uma carência de
informações para poder realizar os cuidados de forma adequada. Conclusões: A decorrente
revisão contribuiu na identificação de um número reduzido de material bibilográfico referente
ao tema, com predominância de teses e dissertações condizentes com aspectos relacionados à
condição de cuidar de outrem, e a promoção de ferramentas capazes de alcançar melhores
resultados em saúde, que são estratégias que profissionais da área da saúde podem utilizar-se
para a construção de diálogos, intervenções e otimização de resultados. Os estudos
demonstram que um alto nível de letramento auxilia em relação ao desempenho ocupacional e
funcional no cotidiano dos sujeitos cuidadores, pois promove maiores níveis de autonomia,
busca por capacitação e empoderamento (empowerment) dos sujeitos.