Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Resumo
Resumo: Os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de
ciências pelo seu potencial em contribuir para a motivação, a aprendizagem e o
desenvolvimento intelectual dos estudantes. Essa investigação de abordagem
qualitativa consiste na confecção de jogos didáticos de ciências para as séries finais
do ensino fundamental, com temáticas escolhidas pelos professores, sendo: (a)
memória periódica, (b) jogo da velha dos platelmintos e nematelmintos e (c) quebra
cabeça dos artrópodes. A atividade foi realizada com turmas do 7º, 8º e 9º ano do
ensino fundamental, totalizando sessenta e quatro estudantes. Após a aplicação dos
jogos foi entregue aos estudantes um questionário para identificar o potencial
pedagógico dos jogos, a satisfação, os aspectos de interação, bem como se o jogo
os auxiliou a ampliar os conhecimentos de ciências estudados. Além disso,
analisaram-se as anotações de um observador em cada uma das implementações
dos jogos e as anotações próprias. Com a análise desses dados pode-se perceber
que por meio da aplicação dos jogos obtivemos resultados positivos em relação a
revisão de conteúdos que já haviam sido trabalhados em aula. Os jogos possibilitaram
uma aproximação significativa entre os grupos, o oportunizou debates e interações,
contribuindo para a aprendizagem. Através desse estudo é possível afirmar o
potencial pedagógico dos jogos didáticos proposto para o desenvolvimento cognitivo
do estudante, o que indica uma metodologia que pode fazer parte do repertório
docente. Espera-se que os jogos possam ser utilizados nas aulas pelos professores
como estratégia didática para desenvolver ou relembrar determinado conteúdo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: