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dc.contributor.advisorHendler, Bruno
dc.creatorMarchetti, Thamires
dc.date.accessioned2023-04-11T11:02:12Z
dc.date.available2023-04-11T11:02:12Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationMARCHETTI, T. Lobby e o poder legislativo: uma análise da prática a partir da internacionalização da JBS/SA nos Estados Unidos da América (2004-2017). 2023. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28598
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe internationalization of brazilian companies is highlighted in the process of consolidating the country's image as a major business player. Given the significant increase in international trade flows since the 1990s, global groups have expanded their capacities through the reconfiguration of their strategic plans. Free-market, a consequence of economic policies aimed at globalization, has generated organizational challenges for Brazilian companies. Not alone, their decision-making also became increasingly correlated with the government's economic agenda. A complex interaction between all institutions (RÊGO, 2015, p. 27) demanded equally complex relationships. In this sense, the business lobby acts as a tool for dialogue between the public and private levels, acting between the lines of legality and corruption, under the abandonment of the legislative system where, in most countries, does not regulate its practice. This work seeks to formulate an analysis capable of identifying, in the strategic plans of companies and in the activities of lobbyists, the mechanisms used by brazilian business groups in the american legislative scope to achieve their internationalization goals. Another objective, equally important, will focus on a case study, specifically on the multinational JBS/SA. The choice of analyzing this company makes it possible to, in an in-depth way, verify the dynamics of lobbying in the decision-making processes that led to JBS/SA success in american acquisitions and, on the other hand, generated conflicts with justice in Brazil. The specific objectives are: (I) to carry out a literature review in Political Science to deepen the conceptual understanding of business lobbying; (II) to carry out a literature review on International Negotiations; and (III) to produce a case study through qualitative and quantitative analysis of investor reports, highlighting the points of internationalization in the american scenario, relating to BNDES financing. When using a multidisciplinary overview of theories, the methodology will be based on a systematic review of the bibliography; and for the case study it will be used documental analysis. It is intended, therefore, to identify “the trail” in the correlation between the donation of money by the lobbyists of that company in the US Congress and the approval or shelving of legislative policies that can contribute or hinder strategic business planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLobby empresarialpor
dc.subjectMultinacionaispor
dc.subjectNegociação internacionalpor
dc.subjectJBS/SApor
dc.subjectBusiness lobbyeng
dc.subjectMultinationalseng
dc.subjectInternational negotiationeng
dc.titleLobby e o poder legislativo: uma análise da prática a partir da internacionalização da JBS/SA nos Estados Unidos da América (2004-2017)por
dc.title.alternativeLobbying and the legislative power: an analysis of practice based on the internationalization of jbs/sa in the United States of America (2004-2017)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoA internacionalização de empresas brasileiras recebe merecido destaque no processo de consolidação da imagem do país como um grande player de negócios. Dado o aumento significativo dos fluxos de comércio internacional a partir da década de 90, os grupos multinacionais expandiram seu alcance a partir da reconfiguração de seus planejamentos estratégicos. A livre concorrência, consequência de políticas econômicas voltadas à globalização, gerou desafios organizacionais às empresas brasileiras. Não sozinhas, suas tomadas de decisões também passaram a correlacionarem-se cada vez mais com a agenda econômica governamental. Uma interação complexa entre todas as instituições (RÊGO, 2015, p. 27) demandou relações igualmente complexas. Nesse sentido, o lobby empresarial atua como ferramenta para o diálogo entre a esfera pública e a esfera privada, agindo nas entrelinhas da legalidade e da corrupção, sob o abandono do sistema legislativo que, na maioria dos países, não regulamenta a sua prática. Este trabalho busca formular uma análise capaz de identificar nos planejamentos estratégicos de empresas e nas atividades dos lobistas, os mecanismos utilizados por grupos empresariais brasileiros no âmbito legislativo americano para efetivar suas metas de internacionalização. Outro objetivo, igualmente importante, dará foco a um estudo de caso, especificamente à multinacional JBS/SA. A escolha de analisar esta empresa possibilita que, de forma aprofundada, se verifique as dinâmicas de inserção do lobby nos processos decisórios que levaram ao sucesso empresarial em aquisições americanas e, por outro lado, geraram conflitos com a justiça no Brasil. Os objetivos específicos são: (I) realizar revisão da literatura em Ciência Política para aprofundar a compreensão conceitual de lobby empresarial; (II) realizar revisão de literatura em Negociações Internacionais; e (III) produzir estudo de caso por meio de análise quali-quanti dos relatórios a investidores, destacando os pontos de internacionalização no cenário americano, relacionando com o financiamento do BNDES. Ao utilizar um apanhado multidisciplinar de teorias, a metodologia se dará por revisão sistemática de bibliografia; e, para o estudo de caso, utiliza-se análise documental. Pretende-se, com isso, identificar “o rastro” entre a correlação da doação de dinheiro dos lobistas de tal empresa no Congresso americano e a aprovação ou arquivamento de políticas legislativas que podem contribuir ou atrapalhar o planejamento estratégico empresarial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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