dc.creator | Anhanha, Brenda Rossi | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T18:00:25Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T18:00:25Z | |
dc.date.issued | 2023-01-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28659 | |
dc.description.abstract | The phenomenology of illness differs from the biostatistical theory of Christopher Boorse and
the holistic theory of Lennart Nordenfelt: 1) The biostatistical theory takes into account the
biological aspects of disease, in other words, it considers the nature of the body as essential
to health, and assigns to biology the role of determining if a body - a biological organism - is
healthy or not; 2) The holistic theory, in turn, does not focus on the biological organism, but
on the individual that acts in a social world: the well-being of people does not depend solely
on their biological status, but also on their choices; 3) On the other hand, the phenomenology
of illness falls within the group of the theories of health and has as its objective characterizing
health and illness. And although it does not rely mainly on biology, the phenomenological
account understands embodiment as a key concept, especially in the case of illness. Therefore,
the phenomenology of illness starts off from the first person perspective and aims to
characterize the structural components of the experience of illness by framing it as a
disturbance of the lived body. In some interpretations, the concept of uncanniness
(Unheimlichkeit) of Martin Heidegger is incorporated into the analysis of the experience of
illness, as is the case of Fredrik Svenaeus and Andrew Warsop, among others. Katherine
Withy, in turn, characterized the problem of uncanniness, although she does not address
illness. In this direction, the present dissertation has the goal of analyzing the aspects of
illness, as well as the link between the experience of illness and the concept of uncanniness in
the work of Martin Heidegger. The dissertation is divided in four articles: 1) Phenomenology
of Illness: A Brief Reconstruction; 2) The Importance of Existential Feelings to the
Experience of Illness; 3) The Experience of the Body in Illness; 4) The Uncanniness
According to Katherine Withy and its Link to the Experience of Illness. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Filosofia da medicina | por |
dc.subject | Fenomenologia da enfermidade | por |
dc.subject | Martin Heidegger | por |
dc.subject | Illness | eng |
dc.subject | Angst | eng |
dc.subject | Uncanniness | eng |
dc.title | O estranhamento na experiência da enfermidade | por |
dc.title.alternative | Uncanniness in the experience of illness | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A fenomenologia da enfermidade se difere da teoria bioestatística de Christopher Boorse e da
teoria holística de Lennart Nordenfelt: 1) A teoria bioestatística leva em consideração os
aspectos biológicos da doença, ou seja, considera a natureza do corpo como essencial para a
saúde, assim como dá à biologia a função de determinar se um corpo – organismo biológico –
é saudável ou não; 2) A teoria holística, por sua vez, não foca no organismo biológico, mas no
indivíduo que age em um mundo social: o bem-estar das pessoas não depende apenas de sua
biologia, mas também de suas escolhas; 3) Já a abordagem fenomenológica integra o grupo
das teorias da saúde e tem por objetivo caracterizar a saúde e a enfermidade. E embora não
considere de todo a biologia, a abordagem fenomenológica compreende a corporeidade como
um conceito-chave especialmente no caso da enfermidade. Portanto, a fenomenologia da
enfermidade parte da perspectiva em primeira pessoa e tem como objetivo caracterizar os
componentes estruturais da experiência da enfermidade ao compreender esta como a
perturbação do corpo vivido. Em algumas interpretações, o conceito de estranhamento
(Unheimlichkeit) de Martin Heidegger é incorporado à análise da experiência da enfermidade,
como é o caso de Fredrik Svenaeus e Andrew Warsop, entre outros. Katherine Withy, por sua
vez, caracterizou a questão do estranhamento, embora não aborde a questão da enfermidade.
Nesta direção, a presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos da enfermidade,
bem como o vínculo entre a experiência da enfermidade e o conceito de estranhamento
(Unheimlichkeit) na obra de Martin Heidegger. A dissertação é dividida em quatro artigos: 1)
Fenomenologia da Enfermidade: Uma Breve Reconstrução; 2) A Importância dos
Sentimentos Existenciais para a Experiência da Enfermidade; 3) A Experiência do Corpo na
Enfermidade; 4) O Estranhamento Segundo Katherine Withy e a sua Vinculação à
Experiência da Enfermidade. | por |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Róbson Ramos dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0127419824935492 | por |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Marcelo Vieira | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eder Soares | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2601384000839349 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |