Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Deividi da Silva
dc.contributor.advisorScherer, Renan Gustavo
dc.creatorDalpisol, Micael
dc.date.accessioned2023-04-17T16:19:16Z
dc.date.available2023-04-17T16:19:16Z
dc.date.issued2023-03-21
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28713
dc.description.abstractWith the rapid growth of urbanization, the environmental issues caused by transportation have been challenging due to the significant negative impact on climate change. The earth's average temperature has risen by about 1.5°C from 1880 to the present day, and it is estimated that by the year 2040 the temperature could increase by another 2°C. For this not to happen, studies show that current CO2 emissions need to be reduced by about 45%. Despite the strict emission standards and greenhouse gases, the number of vehicles used has increased significantly, and consequently the consumption of fossil fuel, generating an increase in CO2 emissions released into the earth's atmosphere. An estimate to quantify the fuel consumption by vehicles is an important tool to quantify and detail strategies to control carbon dioxide emissions. As there has been a pressing concern over climate change in the last decade, vehicle fuel consumption models are increasingly significant. Thus, this object of study proposes an analysis and exposition of fuel consumption prediction models related to road sidewalk conditions. The research adopts as methodology, the literature review research and also seeks through statistics and governmental documents, to conceptualize and dimension the necessity of the study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectconsumo de combustívelpor
dc.subjectcondição de rodoviaspor
dc.subjectemissões de CO2por
dc.subjectcombustíveis fósseispor
dc.subjectfuel consumptioneng
dc.subjectroad’s conditioneng
dc.subjectCO2 emissionseng
dc.subjectfossil fuelseng
dc.titleIdentificação e avaliação de modelos de previsão de consumo de combustível para diferentes condições rodoviáriaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoCom o crescimento acelerado da urbanização, as questões ambientais causadas pelo transporte têm sido desafiadoras devido ao significativo impacto negativo nas mudanças climáticas. A temperara média da Terra já aumento cerca de 1,5ºC desde o ano 1880 até os dias atuais e estimasse que até o ano de 2040 a temperatura possa aumentar mais 2ºC. Para que isso não aconteça, estudos mostram que é necessária que as emissões atuais de CO2 precisem diminuir cerca 45%. Apesar das rigorosas normas de emissão e gases com efeito de estufa, o número de veículos usados aumentou significativamente, e consequentemente o consumo de combustível fóssil gerando aumento das emissões de CO2 liberados para a atmosfera terrestre. Uma estimativa para quantificar o do consumo de combustível por veículos é uma importante ferramenta para quantificar e detalhar as estratégias de controle das emissões de dióxido de carbono. Como, na última década, tem havido uma preocupação premente com as mudanças climáticas, os modelos consumo de combustível dos veículos são cada vez mais significativos. Desta forma, este objeto de estudo, propõe, uma análise e exposição dos modelos de previsão de consumo de combustível relacionados as condições do pavimento nas rodovias. A pesquisa adota como metodologia, a pesquisa de revisão de literatura e também busca através de estatísticas e documentos governamentais, conceituar e dimensionar a necessidade do estudopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto