Com o olhar da criança: uma etnografia horizontal sobre a circulação de saberes entre crianças pequenas na escola
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-25Primeiro membro da banca
Tassinari, Antonella Maria Imperatriz
Segundo membro da banca
Jesus, Suzana Cavalheiro de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na presente dissertação de Mestrado realizou-se uma pesquisa etnográfica que visa analisar os processos de circulação de saberes entre crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), uma escola-pesquisa composta por turmas multietárias vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando crianças de 2 a 6 anos. Tendo em vista a interseccionalidade dos saberes advindos do mundo adulto e daqueles construídos e compartilhados entre as crianças em suas redes de relações, busca-se promover o olhar antropológico à epistemologia da criança a partir dos estudos sociointeracionistas de Vygotsky em diálogo com a percepção de Merleau-Ponty e antropologia ecológica de Tim Ingold. Seguindo a abordagem antropológica de Clarice Cohn (2005; 2013) no compromisso de afastamento do referencial adultocêntrico alinhada ao modo de pesquisa “com” e não “sobre” crianças de William Corsaro (2005; 2011), desenvolve-se esta pesquisa na composição de uma horizontalidade etnográfica na qual o pesquisador adota a conduta do envolvimento em equiparação à criança, primando para a compreensão dos saberes a partir de suas próprias perspectivas. Para tal, abarca-se o protagonismo da criança com base nos estudos contemporâneos de Manuel Sarmento (2004; 2008) e outros teóricos de referência ao tema que reforçam a qualidade da criança enquanto sujeito social ativo e criativo, sendo produto e produtor sociocultural acolhendo também, neste estudo, a dimensão epistêmica da criança. Os procedimentos de recolha e análise dos dados apoiaram-se em observação participante com registro em diário de campo e os resultados indicam que a circulação de saberes entre crianças pequenas na escola ocorre de forma integral relacionada às suas experiências e realidades. Desse modo, pode-se compreender que os saberes emergem à maneira das crianças, em correspondência uma com as outras e em sintonia com o ambiente.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
As linguagens da criança: a corporeidade e a ludicidade na construção dos conceitos numéricos iniciais pela criança
Silva, Eliane Machado da (2013-09-13)Este trabalho permeia as práticas interdisciplinares possíveis e significativas ao se trabalhar a arte e a matemática através das vivências com crianças pequenas na turma do PRÉ A em exercício de minha docência em Educação ... -
De criança para criança: grafismo infantil e bordado Sashiko para criação de estampas têxteis
Bagolin, Laís Saccol (2019-12-06)O presente estudo na área do Design de Superfície envolve a criação de estampas têxteis para o vestuário infantil abrangendo a faixa etária de 4 a 12 anos por meio de uma proposta que se desenvolve a partir do próprio ... -
Leitura e escrita de crianças com desvio fonológico e de crianças com desenvolvimento fonológico típico
Backes, Fabieli Thaís (2014-03-31)Algumas habilidades identificadas como preditivas do bom desempenho em leitura e escrita podem encontrar-se prejudicadas nas crianças que apresentam desvio fonológico. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar e comparar ...